A trajetória da enfermeira Josephina de Mello nas dimensões do processo de trabalho em Enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.51234/here.2023.v14.e04Palavras-chave:
História da Enfermagem, Educação, Pesquisa, Trabalho, EnfermagemResumo
Objetivo: refletir sobre o exercício da enfermagem da Professora Josephina de Mello e sua aderência às dimensões do processo de trabalho em enfermagem. Método: trata-se de uma biografia, tendo a análise de documentos como técnica de levantamento de dados realizada no memorial descritivo da biografada, além de artigos científicos de autoria da Professora Josephina de Mello e de outros autores, livros e fotografias. Resultados: ao cotejar-se a trajetória profissional da biografada versus dimensões do processo de trabalho em enfermagem, identifica-se a presença de todas as dimensões, a saber: assistir, educar, administrar, pesquisar e participar politicamente. Conclusão: o exercício da enfermagem da Professora Josephina de Mello é uma referência no campo da saúde e da enfermagem, reconhecida em âmbito local e nacional, expressos na deferência a sua pessoa, nas premiações e homenagens recebidas.
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