Maria Rosa Sousa Pinheiro
uma (bela) mulher feita de tango, ousadia e enfermagem
Palavras-chave:
história da Enfermagem, biografia, escolas de enfermagemResumo
O artigo narra nuances da vida da Enfermeira Maria Rosa de Sousa Pinheiro, formada em 1940, em Toronto, Canadá, para tornar-se membro do primeiro corpo docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Foi docente, vice-diretora e diretora, constituindo um dos principais pilares de sustentação ética, moral e profissional daquela instituição e de outras da enfermagem brasileira. Foi a primeira mulher do Conselho Universitário da USP. Dedicou a vida à profissão, às alunas e à escola. Além dos feitos profissionais biográficos, relatam-se aqui peculiaridades da sua vida pessoal, gostos e curiosidades, desvelados na nossa longa e rica convivência com ela, como estudantes, residentes e, depois, como docentes da EEUSP. Os que tiveram o privilégio de conhecê-la, jamais a esquecerão, como mulher, enfermeira e, principalmente, como mestra que cumpriu à risca sua missão de mostrar caminhos e desenvolver as potencialidades das suas discípulas.
Downloads
Referências
- Mapa astral e previsões elaboradas pela astróloga e numeróloga Renata Godoy Serpa da Fonseca, a pedido, outubro 2005.
- Universidade de São Paulo. Ata da 545ª Sessão do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo. São Paulo, 03 de fevereiro de 1964.
- Lacaz CS. Depoimento do Prof. Carlos da Silva Lacaz sobre a Professora Maria Rosa Sousa Pinheiro. In: Secaf V. (org) Maria Rosa Sousa Pinheiro: personalidade marcante. São Paulo: 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).