Foucault como caminho de compreensão para a pesquisa histórica na enfermagem

Autores

  • Juliana Bonetti de Carvalho
  • Ana Rosete Maia
  • Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos
  • Miriam Süsskind Borenstein
  • Daniela Simoni Espíndola

Palavras-chave:

Enfermagem, Pesquisa Histórica, História da Enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo teórico reflexivo com o objetivo de realizar um diálogo histórico-filosófico, partilhando do pensamento de Michel Foucault, buscando articular o conceito de história Foucaultiana com a história e as práticas da enfermagem. Esta reflexão foi realizada através de leitura nos resumos dos estudos decorrentes das teses e dissertações na perspectiva Foucaultiana que apresentavam as possibilidades de desenvolvimento teórico-filosófico-metodológico, através da análise arqueológica, genealógica ou de ambas. Na análise dos estudos na perspectiva foucaultiana, encontrou-se discursos como: do cuidado de si, da governabilidade, das práticas de cuidado, das relações de poderes, dos micropoderes, discursos estes que circulam e se constituem como verdade no cotidiano da história do saber e das práticas da enfermagem. Os estudos de enfermagem que utilizam Foucault possibilitam compreender a enfermagem enquanto profissão e prática do cuidado, iluminando e trazendo a tona a rede de poder-saber que circula nos bastidores das práticas assistenciais e institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- Eizirik MF. Michel Foucault: um pensador do presente. Ijuí(RS): Unijuí; 2005.

- Molina D. El filósofo que se atrevió a todo. Publicado en Buenos Aires: Clarín, Sección “Cultura Y Nacion”. Disponível em: www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/biografia.html

- Burke P. Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. São Paulo (SP): Fundação Editora da UNESP, 1997.

- Sá RS. A arqueologia: como os saberes aparecem e se transformam. 2011. Disponível em: www.unb.br/fe/tef/filoesco/foucault/art12.html

- Machado R. Por uma genealogia do poder. In: Foucault M. Microfísica do poder. 29 ed. Rio de Janeiro (RJ): Graal; 2011. p. VII-XXIII.

- Burke P. A Escrita da História: novas perspectivas. São Paulo (SP): UNESP; 1992.

- Barros JDA. O campo da história: especialidades e abordagens. Petrópolis(RJ): Vozes; 2004.

- Foucault M. A Ordem do Discurso. 16a ed. São Paulo (SP): Loyola; 2008.

- Nicolasi FF. As histórias de Michel Foucault. 2001. Disponível em: www.Klepsidra.net/klepsidra12/foucault.html.

- Padilha MICS; Borenstein MS. O panorama da história da enfermagem na regiäo sul do Brasil. Esc. Anna Nery Rev. Enferm 2000; 4(3):369-75.

- Lunardi VL. Do poder pastoral ao cuidado de si: a governabilidade na enfermagem [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 1997.

- Oliveira AGB. A história de um louco: reflexões sobre o modelo tecnológico psiquiátrico de Cuiabá [dissertação]. Cuiabá (MT): Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal do Mato Grosso. Programa de Mestrado Interinstitucional; 1998.

- Costa ALRC. O cuidado como trabalho e o cuidado de si no trabalho da enfermagem [dissertação]. Cuiabá (MT): Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal do Mato Grosso. Programa de Mestrado Interinstitucional; 1998.

- Ribeiro RLR. A violência à criança hospitalizada: a dimensão ética da intervenção terapêutica [dissertação]. Cuiabá (MT): Universidade Federal de Santa Catarina/ Universidade Federal do Mato Grosso. Programa de Mestrado Interinstitucional; 1998.

- Wendhausen Á. Micropoderes no cotidiano de em Conselho de saúde [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 1999.

- Santos MLSC. A compaixão e suas vicissitudes na prática de enfermagem [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2001.

- Arejano CB. Reforma psiquiátrica: uma analítica das relações de poder nos serviços de atenção à saúde mental [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2002.

- Alonso ILK. Luzes e sombras no ritual do encontro entre o universo profissional e o mundo da intimidade familiar: a intervenção profissional na saúde da família em âmbito domiciliar [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2003.

- Madureira VSF. A visão masculina das relações de poder no casal heterossexual como subsídio para a educação em saúde na prevenção de DST/Aids [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2005.

- Medrano CA. Do brincar pestileno ao brinquedo esterelizado: uma análise foucaultiana [dissertação]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de PósGraduação em Enfermagem; 2005.

- Azevedo RCS. Modos de conhecer e intervir: a constituição do corpo no cuidado de enfermagem no hospital [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2005.

- Veiga-Neto A. Foucault & a educação. Belo Horizonte (MG): Autêntica; 2004.

- Foucault M. Vigiar e Punir. 31a ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2006.

- Borenstein MS. O cotidiano da enfermagem no Hospital de Caridade de Florianópolis, no período de 1953 a 1968 [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2000.

- Kruse MHL. Os poderes dos corpos frios – das coisas que se ensinam às enfermeiras [tese]. Porto Alegre (RS): Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação; 2003.

- Prandoni RFS. Loucura e complexidade na clinica do quotidiano [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2005.

- Mancia JR. A REBEn como veículo de direcionamento e consolidação da profissão de Enfermagem [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de PósGraduação em Enfermagem; 2007.

- Peres MAA A Ordem no Hospício: Primórdios da Enfermagem Psiquiátrica no Brasil (1852- 1890) [tese]. Rio de Janeiro (RJ): Escola de Enfermagem Anna Nery. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2008.

- Costa R. Saberes e práticas no cuidado ao recém nascido em terapia intensiva na década de 1980 em Florianópolis – SC [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2009.

- Costa E. Hospital Colônia Sant´Ana: o saber/poder dos enfermeiros e as transformações históricas (1971-1981) [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2010.

- Gregório VRP. A historicidade das práticas de cuidado na Maternidade Carmela Dutra (1956-2001) [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Enfermagem; 2011.

- Ramos FRS, Padilha MICS, Vargas MAO, Mancia JR. Foucault & enfermagem: arriscando a pensar de outros modos. Index Enfermia, 2007 (verão); 16(57):37-41.

Downloads

Publicado

01-07-2012

Como Citar

Carvalho, J. B. de, Maia, A. R., Santos, E. K. A. dos, Borenstein, M. S., & Espíndola, D. S. (2012). Foucault como caminho de compreensão para a pesquisa histórica na enfermagem. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 3(2), 160–171. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/261

Edição

Seção

Reflexão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.