Enfermeira Elita Marinho
uma representante potiguar na segunda guerra mundial
Palavras-chave:
Enfermagem, História da Enfermagem, II Guerra Mundial, Enfermagem MilitarResumo
Trata-se de um estudo bibliográfico de natureza sócio-histórica, cujo objetivo foi o de historicizar a trajetória da enfermeira Elita Marinho, tomando como referência o período em que exerceu suas funções laborais na Itália, como integrante da Força Expedicionária Brasileira, por ocasião da Segunda Guerra Mundial. A coleta de dados foi realizada através de consulta a livros, publicações em periódicos e produções acadêmicas. Dentre outros achados, os Boletins Informativos (BI), por meio da Coluna Referências Elogiosos, foram decisivos para ilustrar a prática e o desempenho da enfermeira aqui em foco. Especificamente, sobre Elita Marinho, a realização desse estudo oportunizou reconstituir parte de sua vida profissional a partir dos registros encontrados, que foi marcada pela capacidade, esmero, coragem, tranquilidade e pela certeza de servir à pátria como enfermeira voluntária do Exército Brasileiro.
Downloads
Referências
Cascudo LC. História da cidade do Natal. 4ª ed. Natal (RN): EDEFRN; 2010.
Trindade SLB, Albuquerque GJ. Subsídios para o estudo da História do Rio Grande do Norte. Natal (RN): Departamento Estadual de Imprensa; 2001.
Moraes JBM. A FEB pelo seu comandante. Rio de Janeiro (RJ): Biblioteca do Exército Ed; 2005.
Silveira JX. A FEB por um soldado. Rio de Janeiro (RJ): Biblioteca do Exército Ed.; 2001.
Muylaert R. 1943: Roosevelt e Vargas em Natal. São Paulo (SP): Bússola Produções Culturais e Editora Ltda; 2012.
Medeiros EC. E. Um! Dois! Esquerda! Direita! Acelerem o passo. Rio de Janeiro (RJ): Elza Cansanção; 2003.
Oliveira AB. Signos do esquecimento: os efeitos simbólicos da participação das enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial (1943-1945) [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2007.
Valadares AP. Álbum Biográfico das Febianas. Batatais (SP): Centro de Documentação Histórica do Brasil Altamira Pereira Valadares; 1976.
Camerino AO. A mulher brasileira na Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro (RJ): Capemi Ed e Gráfica; 1983.
Bernardes MMR, Lopes GT, Santos TCF. A visibilidade da atuação de uma enfermeira do Exército Brasileiro a um ferido na 2ª Guerra Mundial. Rev Esc Enferm.2005 Jan-Fev; 39(1):62-7.
Padilha MICS, Kletemberg DF, Gregório VRP, Borges LM, Borenstein MS. A produção de pesquisa histórica vinculada aos programas de pós-graduação no Brasil: 1972 a 2004. Texto Contexto Enferm. 2007 Out-Dez;16(4): 671-9.
Barreira IA, Baptista SS. O movimento de reconsideração do ensino e da pesquisa em história da enfermagem. Brasília. Rev Bras Enferm. 2003 Nov-Dez; 56(6): 702-6.
Peixoto C. A história de Parnamirim. Natal (RN): Z Comunicação; 2003.
Pinto L. Os americanos em Natal. Natal (RN): Sebo Vermelho; 2005.
Araújo IS. Januário Cicco: um homem além do seu tempo. Natal (RN): Ed. Universitária; 1983.
Carlos DJD. Passado e Presente: a Enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes [dissertação]. Natal (RN): Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2005.
Medeiros EC. Eu estava lá: a epopeia da Força Expedicionária Brasileira através da fotografia. Rio de Janeiro (RJ): Ágora da Ilha; 2001.
Medeiros EC. E foi assim que a cobra fumou. 4ª ed. Rio de Janeiro (RJ): Marques Saraiva, 1987.
Leite JL, Baptista S, Leite J. Enfermeiras na FEB: quando as mulheres vão à luta. Rev Exército Brasileiro. 2002; 137 (1): 53-9.
Caire R. A mulher militar: das origens aos nossos dias. Rio de Janeiro (RJ): Biblioteca do Exército Ed; 2002.
Cytrynowicz R. A serviço da pátria: a mobilização das enfermeiras no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro. Hist, Cienc. Saúde-Manguinhos. 2000 Mar-Jun;VII(I): 73-91.
Borenstein MS. Relações de poder num Hospital de Caridade: uma visão Foucaltiana [tese]. Pelotas (RS): Universidade Federal de Pelotas; 2000.
Alcântara G. A Enfermagem Moderna como categoria profissional: obstáculos à sua expansão na sociedade brasileira [tese]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; 1963.
Oliveira AB. Enfermeiras da Força Expedicionária Brasileira no front do pós-guerra: o processo de reinclusão no Serviço Militar Brasileiro (1945-1957) [tese]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2010.
Medeiros EC. Nas barbas do Tedesco. Rio de Janeiro (RJ): Companhia Ed. Americana; 1955.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).