Primeiro currículo de enfermagem no Brasil e Argentina
um estudo comparativo
Palavras-chave:
Enfermagem, História da Enfermagem, EnsinoResumo
Pesquisa histórico‐documental sobre os primeiros currículos das escolas oficiais de enfermagem no Brasil e Argentina, com o objetivo de comparar a trajetória de criação e implantação dos currículos dos primeiros cursos de formação de enfermeiros no Brasil e Argentina. O recorte temporal definido para o estudo tem marco inicial na fundação da primeira escola oficial de enfermagem da América Latina, Escola Municipal de Enfermeiras Drª Cecília Grierson, em Buenos Aires, no ano de 1890, e o final, em 1923, ano da criação da Escola de Enfermagem do Departamento Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro. A análise documental será feita por meio de análise crítica das fontes capturadas nos acervos das duas escolas e diálogo com a produção científica sobre o tema. O estudo está em curso e tem seu prazo de término previsto para fevereiro de 2014.
Downloads
Referências
Backes VS. Estilos de Pensamento e Práxis na Enfermagem: a contribuição do estágio pré‐profissional. Ijuí:Ed. Ijuí, 2000.
Goodson IF. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Editora Vozes,1995.
Chartier R. A história cultural: entre práticas e representações. Trad. Maria Manuela Galhardo. São Paulo: Difel, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).