Enfermagem maranhense

um recorte histórico

Autores

  • Francisca Lumara da Costa Vaz
  • Rosilda Silva Dias

Palavras-chave:

Enfermagem, História, Ensino

Resumo

Estudo histórico com uma abordagem qualitativa através de pesquisa em fontes documentais escrita e iconográfica. Considera-se como recorte temporal o início formal do ensino de Enfermagem no Maranhão em 1948 até o período de integração à Fundação Universidade do Maranhão em 1967. Tem como objetivo descrever o processo histórico de criação e desenvolvimento do curso superior de Enfermagem no Maranhão, recuperando e preservando a memória dessa profissão no nosso Estado. Constatou-se que a Escola São Francisco de Assis constituiu um marco importante no ensino de Enfermagem no Maranhão, pois foi a primeira escola a instituir o ensino superior de Enfermagem no Estado na tentativa de suprir a falta de profissionais enfermeiras qualificadas para atender a demanda para uma assistência à saúde a nível hospitalar e ambulatorial. A Escola viu-se, muitas vezes, tolhida pelas condições financeiras e materiais que envolviam o seu trabalho, tendo enfrentado esses problemas apelando ao Estado ou buscando alternativas junto à particulares, dispondo muitas vezes da mobília particular para a efetivação da missão de instruir. A integração à Fundação Universidade do Maranhão conferiu ao Curso maior visibilidade científica contribuindo para o enriquecimento do cabedal teórico da profissão e consequentemente para o seu engrandecimento junto à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Paixão W. História da enfermagem, revista e aumentada. 5 ed. Rio de Janeiro: Julio C. Reis; 1979.

GeovaninI T. Uma abordagem dialética da Enfermagem. In: Geovanini T, Moreira A, Dornelles S, Machado WCA, organizadores. História da Enfermagem: versões e interpretações. Rio de Janeiro: Revinter; 1995.

Rizzotto MLF. História da Enfermagem e sua relação com a saúde pública. Goiânia: AB editora; 1999.

Faria R, Montenegro A. Memória de professores: histórias da UFMA e outras histórias. São Luís: CNPq; 2005.

Leite HML. O Maranhão e o ensino na área da saúde: 1919-1966. São Luís: UFMA; 1982.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12 ed. São Paulo: Hucitec; 2010.

Relatório da Escola de Enfermagem São Francisco de Assis. 1955. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Ata de Fundação da Escola de Enfermagem São Francisco de Assis. 1948. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Machado WCA. A Enfermagem no Brasil. In: GeovaninI T, Moreira A, Dornelles S, Machado WCA, organizadores. História da Enfermagem: versões e interpretações. Rio de Janeiro: Revinter; 2010.

Ata de Inauguração da Escola de Enfermagem São Francisco de Assis. 1948. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Porto F, Amorim W. História da Enfermagem Brasileira: lutas, ritos e emblemas. Rio de Janeiro: Águia Dourada; 2008.

Nóbrega-Therrien S M, Almeida M I, Silva, MGC. Ensino de enfermagem no Ceará de 1942- 1956: a memória que projeta o futuro. Rev Bras Enf. [Internet]. 2008 [citado 8 jul 2010]; 61(1):125- 30. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n1/21.pdf.

Relação das Enfermeiras Diplomadas.1952. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Silva ACB. O ensino de Enfermagem no Piauí: história e memória [dissertação]. Teresina: Universidade Federal do Piauí; 2009. 169 p. [citado 4 novembro 2010]. Disponível em: http://www.ufpi.br/subsitefiles/ppged/arquivos/files/dissertacao/2009/anneth_cardoso_2009.pdf 111

Barreira IA, Baptista SS. Enfermagem de nível superior no Brasil e vida associativa. Rev Bras Enf.[Internet].2006 [citado 3 nov 2010]; 59(esp): 411-6. Disponível em:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672006000700005&script=sci_arttext.

Ofício nº1/55- Fornecendo informações para transferência.1955. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Notas informativas sobre a Escola de Enfermagem São Francisco de Assis conforme questionário enviado pelo MEC. 1962. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Currículo do Curso de Graduação de Enfermagem.1951. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Da Comissão Parlamentar de Inquérito para estudar o problema do ensino universitário no BRASIL ás entidades estudantis. [data desconhecida]. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Currículo do Curso de Graduação de Enfermagem.1967. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Relação das alunas matriculadas.1962. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Panfleto de divulgação do Curso de Enfermagem da E. S. F. A. 1949. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Solicitação para confecção do quadro “Turma 1963”. 1963. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Solicitação ao Exmº Sr. Governador do Estado.1948. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Irmã Patrícia Maria de Areia. (Diretora da Escola de Enfermagem São Francisco de Assis). Carta para: Selda (Afiliação desconhecida). 26 Jan 1964. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Irmã Patrícia Maria de Areia. (Diretora da Escola de Enfermagem São Francisco de Assis). Carta para: Presidente Juscelino Kubischek (Presidente da República Federativa do Brasil). 5 Maio 1960. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Ato da transferência do Curso de Enfermagem para a Fundação Universidade do Maranhão.1967. Localizado em: Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão.

Downloads

Publicado

01-07-2013

Como Citar

Vaz, F. L. da C., & Dias, R. S. (2013). Enfermagem maranhense: um recorte histórico. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 4(2), 95–111. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/273

Edição

Seção

Artigo original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.