Programa educativo de escolas de Enfermagem e o currículo da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo
Palavras-chave:
História da Enfermagem, Ensino, CurrículoResumo
Pesquisa histórico-documental com objetivo de comparar as proposições do Programa Educativo de Escolas de Enfermagem do Conselho Internacional de Enfermagem (CIE) de 1934 e o primeiro currículo da Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo(EEHSP), 1939. A pesquisa utilizou-se da publicação do texto do CIE na versão para o Português, 1945, e publicação histórica sobre a Escola de Enfermeiras do Hospital São Paulo. Os resultados evidenciaram que, na proposta do CIE, a formação deveria ser orientada para seis grandes áreas de conteúdo o que também figurava no currículo da EEHSP, embora com outra organização. Na proposta do CIE, o curso deveria ter 4890 horas distribuídas em três anos, enquanto o primeiro currículo da EEHSP tinha dois anos e quatro meses, com carga horária de 5200 horas. As 310 horas a mais do currículo da EEHSP poderiam ser o equivalente, na proposta do CIE, a atividades opcionais. Em ambos, no primeiro ano, eram ministradas disciplinas voltadas ao conhecimento do corpo humano e seu funcionamento, além de questões relativas à história da enfermagem e ética. Nos demais períodos, a atenção voltou-se para a qualificação do profissional no cuidado em diferentes momentos da assistência. Concluiu-se que havia convergência das duas propostas de preparação de enfermeiros, em termos de carga horária e disciplinas, o que sugere a provável observância da prescrição constante no documento do CIE para a elaboração e execução da programação do ensino da EEHSP.
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