Avaliação com Egressos da Graduação em Enfermagem

Publicações Nacionais entre 2001-2011

Autores

  • Maria Aparecida Vieira
  • Luís Paulo Souza e Souza
  • Conceição Vieira da Silva Ohara
  • Edvane Birelo Lopes De Domenico

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Formação de Recursos Humanos, Avaliação

Resumo

O estudo objetiva analisar, pela revisão narrativa da literatura, a publicação científica de avaliações realizadas com egressos dos cursos de Enfermagem, após a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da Enfermagem pelo Ministério da Educação do Brasil. A busca de dados abrangeu o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); as fontes de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS): Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Base de Teses em Saúde Pública (TESESSP); Base de Dados em Enfermagem (BDENF) e a biblioteca eletrônica “Scientific Eletronic Library Online (SciELO)”, no período de 2001 a 2011. Dos 48 estudos identificados, 14 foram incluídos nesta revisão. Os principais resultados referem-se à caracterização do perfil do egresso, a partir de dados sociodemográficos e econômicos, inserção no mercado de trabalho e informações sobre o emprego que exercem. Outros resultados apontam sugestões dos egressos para melhoria do curso de origem, exploração de atividades de extensão e pesquisa e facilidades e dificuldades encontradas no exercício profissional. As publicações acerca da temática identificam a complexidade do tema e as lacunas existentes no processo de avaliação com egressos dos Cursos de Graduação em Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ministério da Educação (BR). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. 2ª ed. Brasília: INEP; 2004.

Vasconcelos CMCB, Backes VMS, Gue JM. La evaluación en la enseñanza de grado en enfermería en América Latina: una revisión integrativa. Enfermería Global. [Internet] 2011 [acesso em 15 dez 2012];23:118-39. Disponível: http://revistas.um.es/eglobal/article/view/131421

Santos AMR, Reichert APS, Nunes BMVT, Morais SCRV, Oliveira ADS, Magalhães RLB. Change in the collective construction in the Nursing Undergraduate Nursing Course: a challenge. Rev Bras Enferm. [Internet] 2007 [acesso em 18 dez 2012];60(4):410-5. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672007000400010&lng=en&nrm=iso

Germano RM. The teaching of nursing in times of change. Rev Bras Enferm. [Internet] 2003 [acesso em 17 dez 2012];56(4):365-8. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672003000400010&script=sci_arttext

Hermann A, Méier M, Wall M, Bernardino, E, Lacerda, M. A formação para o cuidado domiciliar: aspectos encontrados na produção científica da Enfermagem Brasileira. Cogitare enferm. [Internet] 2009 [acesso em 19 dez 2012];14(4):748-54. Disponível: http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/cogitare/article/view/16394/10873

Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N. 3, de 07 de novembro de 2001. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da República Federativa da União. Brasília: Ministério da Educação; 2001.

Santos CE, Sanna MC. Insertion of graduate nursing professionals from a public university in a metropolitan, industrial area of the state of São Paulo (grande ABC) in the labor market. Rev Bras Enferm. [Internet] 2003 [acesso em 10 dez 2012];56(6):633-3. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672003000600007&script=sci_arttext

Carrijo CIS, Pontes DO, Barbosa MA. Reflections on the importance of the theme family health in the nursing undergraduation course. Rev Bras Enferm. [Internet] 2003 [acesso em 18 dez 2012];56(2):155-9. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v56n2/a09v56n2.pdf

Rother ET. Systematic literature review X narrative review. Acta Paul Enferm. [Internet] 2007 [acesso em 18 dez 2012];20(2):5-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf

Soler ZASG, Perroca MG, Santos MLSG, Santos MR. Placement of graduated nurses from the medical school of Säo José do Rio Preto into the work market: parameter to evaluate the nursing education quality. Acta Paul Enferm. [Internet] 2001 [acesso em 13 dez 2012];14(1):37-45. Disponível: http://www.unifesp.br/acta/sum.php?volume=14&numero=1&item=pdf/art4.pdf

Sanna MC, Santos CE. Inserção no mercado de trabalho dos egressos do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Santo Amaro. Rev Paul Enferm. [Internet] 2003 [acesso em 13 dez 2012];22(3):255-60. Disponível: http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=BDENF&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=415825&indexSearch=ID

Cardoso RJ, Moriya TM. Egressos do Centro de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro: formação e trajetória profissional. Rev Mineira Enferm [Internet] 2003 [acesso em 12 dez 2012];7(2):102-10. Disponível: http://www.enf.ufmg.br/site_novo/modules/mastop_publish/files/files_4c1222440e3f9.pdf

Vieira ALS, Amâncio Filho A, Oliveira ES. The health labor market in the South-East of Brazil: the insertion of the nursing team. Rev Latino- Am. Enfermagem. [Internet] 2004 [acesso em 14 dez 2012];12(1):134-8. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n1/v12n1a19.pdf

Souza NVDO, Correia LM, Rodrigues BMRD, Pereira AM, Pena DA, Nunes KSM. O enfermeiro e a teoria crítica da educação: sua inserção no mundo do trabalho. Rev Enferm UERJ. [Internet] 2006 [acesso em 18 dez 2012];14(4):506-11. Disponível em: http://www.facenf.uerj.br/v14n4/v14n4a03.pdf

Martins VA, Nakao JRS, Fávero N. Managemental performance of the nurse in the perspective of the just-egresses of the nursing course. Esc Anna Nery Rev Enferm. [Internet] 2006 [acesso em 17 dez 2012];10(1):101-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v10n1/v10n1a13.pdf

De Domenico EBL, Ide CAC. Competences of nursing undergraduate students: nurses and nursing faculty perceptions. Acta Paul Enferm. [Internet] 2006 [acesso em 12 dez 2012];19(4):394-401. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ape/v19n4/v19n4a05.pdf

Carrijo CIS, Bezerra ALQ, Munari DB, Medeiros M. A empregabilidade de egressos de um curso de graduação em enfermagem. Revista de Enfermagem da UERJ. [Internet] 2007 [acesso em 17 dez 2012];15(3):356-63. Disponível: http://www.facenf.uerj.br/v15n3/v15n3a06.pdf

Meira MDD, Kurcgant P. Evaluation of nursing education according to the perception of exstudents. Acta Paul Enferm. [Internet] 2008 [acesso em 17 dez 2012];21(4):556-61. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002008000400004&script=sci_arttext

Püschel VAA, Inacio MP, Pucci PP. A. Insertion of USP nursing graduates into the job market: facilities and difficulties. Rev Esc Enferm USP. [Internet] 2009 [acesso em 16 dez 2012];43(3):535-42. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000300006

Meira MDD, Kurcgant P. College program evaluation according to graduates. Rev Esc Enferm USP. [Internet] 2009 [acesso em 15 dez 2012];43(2):481-5. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/en_a31v43n2.pdf

Meira MDD, Kurcgant P. Teaching undergraduate management: perception of nursing students. Texto & Contexto Enferm. [Internet] 2009 [acesso em 13 dez 2012];18(4):670-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072009000400008&script=sci_arttext

Oliveira Souza NVD, Correia LM, Cunha LS, Eccard J, Patrício RA, Antunes TCS. The FENF/UERJ nursing graduate in the working world. Rev Esc Enferm USP. [Internet] 2011 [acesso em 15 dez 2012];45(1):250-7. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n1/en_35.pdf

Política Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão de Instituições de Educação Superior. Publicações Brasileiras: Manaus; 2012.

Downloads

Publicado

01-01-2014

Como Citar

Vieira, M. A., Souza, L. P. S. e, Ohara, C. V. da S., & Domenico, E. B. L. D. (2014). Avaliação com Egressos da Graduação em Enfermagem: Publicações Nacionais entre 2001-2011. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 5(1), 35–53. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/285

Edição

Seção

Revisão

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.