Avaliação da Aprendizagem na Formação do Enfermeiro
Uma Reflexão sobre sua Trajetória no Brasil
Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Enfermagem, Educação superiorResumo
O objetivo deste estudo foi refletir sobre a avaliação da aprendizagem na formação do profissional enfermeiro, com vistas a problematizar sua trajetória. Compreendemos que os diferentes tipos de avaliação estão alinhados a duas correntes pedagógicas: tradicional e crítica. A primeira, entendida como classificatória, centrada no que o aluno já aprendeu, enquanto a segunda possibilita reconhecer o que o aluno já sabe, como ele aprende e sua capacidade de aprender. Até o final do Século XX, a avaliação na graduação em enfermagem era fundamentada totalmente na pedagogia tradicional, e, após a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (2001), vivemos um processo de transição, visto que estas definem a utilização de avaliações do tipo somativa e formativa, baseadas em competências (conhecimentos, habilidades e atitudes). Por mais que haja intenção de considerar o aluno no seu contexto, reconhecendo suas fragilidades e potencialidades, permanece a utilização de instrumentos classificatórios/seletivos. A tarefa de avaliar é complexa, exige ação-reflexão-ação permanente, para promover no aluno a aquisição de conhecimentos, habilidades, e atitudes com sensibilidade, cuidado, atenção, sistematização, organização e planejamento.
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