Formação de auxiliares e técnicos de enfermagem em Cascavel, Paraná

1980 a 2010

Autores

  • Bruna Maria Bugs
  • Débora Tatiane Feiber
  • Lara Adrianne Garcia Paiano
  • Solange de Fátima Reis Conterno
  • Rosa Maria Rodrigues

Palavras-chave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Educação em Enfermagem, Pessoal Técnico de Saúde

Resumo

Objetivou-se descrever a história do ensino técnico de nível médio de enfermagem em Cascavel, Paraná. Trata-se de pesquisa histórica com fontes documentais sobre cursos ofertados em cinco instituições, registros dos exames de suplência e dados levantados em entrevista semiestruturada com sujeitos-chave, utilizando-se da história oral. Sistematizaram-se e analisaram-se os dados, estabelecendo a relação entre a história do ensino técnico profissional no Brasil e o desenvolvimento regional. Identificaram-se as características da educação profissional nacional expressa na privatização das iniciativas, na tardia profissionalização e na precarização da formação. Identificou-se experiência de formação em escolas estaduais públicas, fruto do esforço das primeiras enfermeiras atuantes na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Cunha LA. O ensino industrial-manufatureiro no Brasil. Rev bras Educ [Internet]. 2000 maio-ago.[citado em: 6 abr. 2016];14:89-107. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a06

Manfredi SM. Educação Profissional. São Paulo: Cortez; 2002.

Stutz BL, Lucena CA. Educação profissional e os ideais liberais presentes no pensamento educacional brasileiro. HISTEDBR On-line[Internet]. 2010 jun.[citado em: 6 abr. 2016];38: 139-49. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art11_38.pdf

Alves LAM. Ensino técnico: uma necessidade ou uma falácia? Notas para a compreensão da filosofia do ensino técnico em Portugal e no Brasil. Hist Educ [Internet]. 2013 set.-dez.[citado em: 6 abr. 2016];17(41):103-22. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/36022

Göttems LBD, Alves ED, Sena RR. A enfermagem brasileira e a profissionalização de nível técnico: análise em retrospectiva. Rev Latino-am Enferm [Internet]. 2007 set.-out.[citado em: 6 abr. 2016];15(5):[9 telas]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n5/pt_v15n5a22.pdf

Brasil. Decreto-Lei n. 8.778, de 22 de janeiro de 1946. Regula os exames de habilitação para os Auxiliares de Enfermagem e Parteiras Práticas. Brasília: Senado Federal; [1946] [citado em: 6 abr. 2016]. Disponível em: http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=104193

Brasil. Lei Federal n. 7.498, de 25 de junho de 1986. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República; [1986] [citado em: 6 abr. 2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7498.htm

Maia AMR, Costa E, Padilha MI, Borenstein MS. Pesquisa histórica: possibilidades teóricas, filosóficas e metodológicas para análise de fontes documentais. Hist enferm Rev eletronica [Internet]. 2011 jan.-jul.[citado em: 6 abr. 2016];2(1):137-49. Disponível em: http://www.here.abennacional.org.br/here/n3vol1_reflexao.pdf

Cassab LA, Ruscheinsk A. Indivíduo e ambiente: a metodologia de pesquisa da história oral. Biblos [Internet]. 2004[citado em: 6 abr. 2016];16:7-24. Disponível em: http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/125/115

Macêdo AC, Santos RM, Santos JFE, Santos TCF, Costa LMC. Contribuições da história oral à história da enfermagem brasileira: a voz por trás dos acontecimentos. Hist enferm Rev eletronica [Internet]. 2013 ago.-dez.[citado em: 6 abr. 2016];4(2):112-26. Disponível em: http://www.here.abennacional.org.br/here/vol4num2artigo2.pdf

Ferreira MM. História, tempo presente e história oral. Topoi [Internet]. 2002 dez.[citado em: 6 abr. 2016]:314-32. Disponível em: http://revistatopoi.org/numeros_anteriores/topoi05/topoi5a13.pdf

Matos JS, Senna AK. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiæ [Internet]. 2011[citado em: 6 abr. 2016];2(1):95-108. Disponível em: http://www.seer.furg.br/hist/article/view/2395/1286

ESI - Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Cascavel [citado em: 6 abr. 2016]. Disponível em: http://www.esiauxiliadora.com.br/

Brasil. Lei n. 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados; [1971] [citado em: 6 abr. 2016]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal1-pl.html

Santos LAC. A duras penas: estratégias, conquistas e desafios da enfermagem em escala mundial. Hist ciênc saúde-Manguinhos [Internet]. 2008 jan.-mar.[citado em: 6 abr. 2016];15(1):13-28. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v15n1/02.pdf

Costa R, Padilha MI, Borenstein MS, Carvalho MAL. Florence Nightingale (1820-1910): as bases da enfermagem moderna no mundo. In: Costa R, Padilha MI, Borenstein MS, Santos I. Enfermagem: história uma profissão. São Caetano do Sul: Difusão; 2011. p. 183-218.

Peres MAA, Barreira IA, Santos TCF, Almeida Filho AJ, Oliveira AB. O ensino da psiquiatria e o poder disciplinar da enfermagem religiosa: o Hospício de Pedro II no segundo reinado. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2011 out.-dez.[citado em: 6 abr. 2016];20(4):700-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v20n4/08.pdf

Bassinello GAH, Bagnato MHS. Projeto larga escala: uma análise a partir da bibliografia existente. Esc Anna Nery [Internet]. 2009 jan.-mar. [citado em: 6 abr. 2016]; 13(1):194-200. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n1/v13n1a27.pdf

Bassinello GAH. Projeto larga escala: análise histórica e compreensão dos resultados para a Enfermagem no Estado de São Paulo [tese]. Campinas: Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas; 2007.

Governo do Estado do Paraná. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino de Segundo Grau. Resolução n. 110 de 1985. Autoriza o funcionamento de ensino de 2º Grau Regular na Escola Estadual Marilis Faria Pirotelli. Secretaria de Estado da Educação; Curitiba, 1985.

Prefeitura Municipal de Cascavel. Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Projeto Político Pedagógico do curso de Auxiliar de Enfermagem de 1990 do Colégio Marilis Faria Pirotelli. Cascavel: Núcleo Regional de Educação de Cascavel; 1990.

Sapelli MLS. Ensino profissional no Paraná: aspectos históricos, legais e pedagógicos [Internet]. Guarapuava: Unicentro; 2008[citado em: 6 abr. 2016]. Disponível em: http://www2.unicentro.br/editora/files/2012/11/marlene1.pdf

Prefeitura Municipal de Cascavel. Prefeitura Municipal de Cascavel. Câmara Municipal de Cascavel. Requerimento n. 527 de 7 de maio de 1997. Solicita medidas para implantação do curso de técnico de enfermagem junto ao Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli. Prefeitura Municipal de Cascabel; Cascavel, 1997.

Prefeitura Municipal de Cascavel. Núcleo Regional de Educação de Cascavel. Ato administrativo n. 105 de 1998. Designa a comissão encarregada de proceder a verificação adicional do Colégio Estadual Marilis Faria Pirotelli com vista à obtenção de autorização de funcionamento do curso Técnico de Enfermagem. Núcleo Regional de Educação de Cascavel; Cascavel, 1998.

Governo do Estado do Paraná. Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Ofício n. 117 de 14 de abril de 1999. Solicita a reimplantação do curso de educação profissional de nível técnico na área de enfermagem junto à Secretaria de Estado da Educação. Assembleia Legislativa do Estado do Paraná; Curitiba, 1998.

Governo do Estado do Paraná. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência da Educação. Diretrizes da educação profissional: fundamentos políticos e pedagógicos. Curitiba: Secretaria do Estado da Educação; 2006[citado em: 6 abr. 2016]. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/diretriz_educacao_profissional.pdf

Ceep. Projeto Político Pedagógico. Cascavel: Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto – CEEP; 2007.

Ceep. Projeto Político Pedagógico. Cascavel: Centro de Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto – CEEP; 2009.

Rocha FG, Rodrigues RM. Caracterização da trajetória de formação escolar dos alunos do ensino técnico de enfermagem. In: Anais do 4º Seminário Nacional Estado e políticas sociais; 2009 set. 16-19; Cascavel (PR), Brasil. Cascavel: Unioeste; 2009. p.1-16.

Brasil. Resolução n. 1, de 03 de fevereiro de 2005. Atualiza as Diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de educação para o ensino médio e para a educação profissional técnica de nível médio às disposições do Decreto n. 5.154/2004. Brasília: Ministério da Educação; [2005]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb001_05.pdf

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

Bugs, B. M., Feiber, D. T., Paiano, L. A. G., Conterno, S. de F. R., & Rodrigues, R. M. (2015). Formação de auxiliares e técnicos de enfermagem em Cascavel, Paraná: 1980 a 2010. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 6(2), 265–287. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/326

Edição

Seção

Artigo original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.