“Práticos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem”

Autores

  • Mariângela Aparecida Gonçalves Figueiredo

Palavras-chave:

fac-símile

Resumo

A Enfermagem teve em sua evolução histórica, vários exercentes, entre estes os atendentes. O texto abaixo, de autoria de Haydée Guanais Dourado, publicado como editorial na Revista Brasileira de Enfermagem, em 1964, revela que durante 15 anos, de 1946 a 1964, os atendentes tiveram permissão para trabalharem nos hospitais à época. Com o desenvolvimento econômico no Brasil, se fez necessário a capacitação dos atendentes em cursos de auxiliares abertos, como por exemplo, na cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A Comissão de Educação da ABEn estimulou a capacitação através da divulgação de bolsas de estudo fornecidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Preocupada com esta situação, a ABEn propôs discussões no Congresso de Enfermagem, para que mudanças ocorressem neste cenário com vistas a assistência de boa qualidade à população do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Editorial de Haydée Guanais Dourado, publicado na Revista Brasileira de Enfermagem, Ano XVII, Fevereiro e abril de 1964, N. 1 e 2.

Downloads

Publicado

01-01-2016

Como Citar

Figueiredo, M. A. G. (2016). “Práticos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem”. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 7(1), 378–380. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/337

Edição

Seção

Fac-símile