Da tarefa de posicionar à terapêutica de posição, uma mudança anunciada pela história (1900-1953)

Autores

  • Luis Lisboa Santos
  • Óscar Ferreira
  • Cristina Lavareda Baixinho

Palavras-chave:

História, Posicionamento do Paciente, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Introdução: A terapêutica de posição, vulgo posicionamento terapêutico, é uma intervenção autônoma de enfermagem complexa, que, isolada ou conjugada com outras, tem um elevado potencial terapêutico nas diferentes transições, ao longo do ciclo vital. Objetivos: Identificar o posicionamento terapêutico nos regulamentos, regimentos e livros de referência dos cuidados de saúde, em Portugal, no recorte temporal compreendido entre 1900 e 1953, e analisar esta intervenção enquanto uma terapêutica. Método: Estudo histórico, com análise documental de diferentes fontes primárias (regulamentos, regimentos, normas hospitalares, livros para a formação dos enfermeiros). Resultados: No período histórico em análise, o posicionamento deixou de ser uma intervenção dependente da prescrição médica e pouco valorizada para se assumir como uma terapêutica nos cuidados de enfermagem, visando ao conforto da pessoa e à facilitação da satisfação de necessidades humanas fundamentais, como, por exemplo, a oxigenação e a eliminação, sendo utilizada também como adjuvante de outros tratamentos. Conclusões: Na primeira metade do século XX, os posicionamentos assumem-se como um cuidado fundamental na práxis dos enfermeiros. Com os manuais e livros utilizados na sua formação, os enfermeiros passam a ter indicações específicas sobre materiais, finalidades e precauções que devem ter na aplicação desta terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Santos LL; Ferreira Ó; Baixinho CL. História do posicionamento terapêutico nos cuidados de enfermagem em Portugal (século XIV-XIX)]. Hist enferm Rev eletrônica [Internet]. 2017;8 (1):27-35.

Henriquez FF. Anchora Medicinal para conservar a vida com saúde. Lisboa Oriental: Oficina Augustiniana; 1731.

Roma FM, Cabreyra GR. Luz da medicina; pratica racional e methodica, guia de enfermeyros. Directorio de principiantes, e summario de remedios para poder acodir, e remediar os achaques do corpo humano, começando do mais alto da Cabeça, e descendo até o mais baixo das plantas dos pés e Compêndio de muitos e variados remédios de cirurgia e ouras coisas curiosas, recompiladas de tesouros dos pobres e outros autores. Coimbra: Off. de Francisco de Oliveyra; 1753.

Santiago D. Postilla religiosa e arte dos enfermeiros, guarnecida com eruditos conceitos de diversos authores, facundos, moraes, e escriturários. Lisboa: Lisboa Occidental; 1741.

Nightingale F. Notes on nursing: What it is and what it is not. New York: D. Appleton and Company; 1860.

Garcez JFS. O Hospital Thermal Militar Provisório em Vizella – Relatório. Porto: Imprensa Moderna; 1886.

Meleis A. Transitions Theory: Middle Range and Situation Specific New York: Springer Publishing Company, LLC; 2010.

Steubart H, Carpenter DR. Investigação qualitativa em Enfermagem: avançando o imperativo humano. Loures: Lusociência; 2002.

Peres MAA, Santos TCF. Ethics in Historical Research in Nursing and Health - Perspective to Scientific Integrity. Hist enferm Rev eletronica. 2015;6(1):4-7.

Hospital Real de São José e Anexos de Lisboa. Estatutos da Escola Profissional de Enfermeiros do Hospital Real de São José e Anexos. Lisboa: Imprensa Nacional; 1901.

Ferreira Ó, Santos LL. História da Terapêutica de Posição nos cuidados de saúde (sec. XIV-sec. XX). In: Lourenço MJ, Ferreira Ó, Baixinho CL (Coord.). Terapêutica de Posição: contributo para um cuidado de saúde seguro. Loures: Lusociência; 2016. p. 15-31.

Hospital (Vila Nova de Cerveira). Regulamento provisório do Hospital de Vila Nova de Cerveira. Viana: Tipografia A. Aurora do Lima; 1931.

S PC (Paredes de Coura). Regulamento dos doentes. Viana do Castelo: Tipografia Gutenberg Lda; 1938.

Santa Casa da Misericórdia de Bom Jesus de Matozinhos. Estatutos. Matozinhos: Santa Casa Misericórdia de Bom Jesus Matozinhos; 1939.

Escola de Enfermagem do Hospital de São Marcos. Regulamento da Escola de Enfermagem do Hospital de S. Marcos de Braga. Braga: Escola Tipográfica da Oficina de São José; 1946.

McCullough W; Moffit M. Manual Ilustrado de Técnica de Enfermagem. Lisboa: Livraria Sampedro; s/d.

Regulamento do Hospital Del Rei de Coimbra. In: Correia FS. Regulamento do primeiro hospital escolar que houve em Portugal: o Hospital Del Rei de Coimbra, de 1508. Sep. do Boletim da Assistência Social. Lisboa: Noegravura; 1508. p.393-423; 1956.

Corrêa BM. Imagens e memórias da Escola Técnica de Enfermeiras. Lisboa: Ed. de Autor; 2002.

Swann J. Good positioning: the importance of posture. Nursing & Residential Care. 2009; 11(9):467-469.

Escola Técnica de Enfermeiras, Normas de Enfermagem E.T.E.. 170 fls. mimeog. – [ADESEnfFG]; 1951-1953.

Baixinho CL, Ferreira Ó. Terapêutica de Posição nas transições de vida. In: Lourenço MJ, Ferreira Ó, Baixinho CL (Coord.). Terapêutica de Posição: contributo para um cuidado de saúde seguro. Loures: Lusociência; 2016. p. 3-13.

Downloads

Publicado

01-01-2019

Como Citar

Santos, L. L., Ferreira, Óscar, & Baixinho, C. L. (2019). Da tarefa de posicionar à terapêutica de posição, uma mudança anunciada pela história (1900-1953). História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 10(1), 21–43. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/379

Edição

Seção

Artigo original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.