Empoderamento de Adolescentes em Contexto de Vulnerabilidades a partir das Intervenções Educativas em Saúde

Autores

Palavras-chave:

Empoderamento para a Saúde, Educação em Saúde, Adolescente, Vulnerabilidade Social

Resumo

O objetivo desta revisão é identificar quais os meios de aferição do empoderamento de adolescentes em contexto de vulnerabilidades que participaram de intervenções educativas em saúde, na perspectiva crítico-social. Para análise foram apreciados 14 periódicos, a maioria demonstrou o empoderamento em um enfoque psicológico/individual.  Para que seja possível visibilizar a potencialidade dos adolescentes, descobrindo a subjetividade que alimenta o ideal de luta em um contexto de desigualdades sociais, o empoderamento coletivo e de classe social precisam ser mais explorados nas intervenções educativas em saúde. Também se observa uma carência de instrumentos específicos para aferir este construto, diante de sua complexidade, e legitimidade como requisito para a construção de conhecimentos comprometidos com as potencialidades de transformação da realidade, promoção da saúde individual, e coletiva.

Referências

Souza JM, Tholl AD, Córdova FP, Heidemann ITSB; Boehs AE, Nitschke RG. Aplicabilidade prática do empowerment nas estratégias de promoção da saúde. Cien Saude Colet 2014; 19(7):2265-2276.

Cerezo PG, Juvé-Udina M, Delgado-Hito P. Concepts and measures of patient empowerment: a comprehensive review. Rev Esc Enferm USP 2016; 50(4):667-674.

Romano JO, Antunes M. Empoderamento e direitos no combate à pobreza. Rio de Janeiro: Actionaid Brasil; 2002.

Baquero RVA. Empoderamento: Instrumento De Emancipação Social? – Uma Discussão Conceitual: A Situação Das Américas: Democracia, Capital Social E Empoderamento. Rev Debates 2012; 6(1):173-187.

Carvalho SR. Os múltiplos sentidos da categoria “empowerment” no projeto de Promoção à Saúde. Cad. Saúde Pública 2004; 4(20):1088-1095.

Laverack G. Health Promotion practice: building empowered communities. London: Mc Graw Hill; 2007.

Freire P, Shor I. Medo e ousadia – o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 1986.

Monteiro EMLM, Neto WB, de Lima LS, de Aquino JM, Gontijo DT, Pereira BO. Culture Circles in adolescent empowerment for the prevention of violence. Int J Adolesc Youth 2015; 20 (2):167-184.

Sevalho Gil. O conceito de vulnerabilidade e a educação em saúde fundamentada em Paulo Freire. Interface - Comunicação, Saúde, Educação 2017; 22(64):177-188.

Bracken-Roche D, Bell E, Macdonald ME, Racine E. The concept of ‘vulnerability’ in research ethics: an in-depth analysis of policies and guidelines. Health Res Policy Syst 2017; 15(1):1-18.

Wall H, Palmer M. Courage to Love. Read Teach 2015; 68(8):627-635.

Sasaki RSA, Lels CR, Malta DC, Sardinha LMV, Freire MCM. Prevalência de relação sexual e fatores associados em adolescentes escolares de Goiânia, Goiás, Brasil. Cien Saude Colet 2015; 20(1):95-104.

Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2014; 2(48):335-345.

Descritores em Ciências da Saúde: DeCS. *. ed. rev. e ampl. São Paulo: BIREME / OPAS / OMS, 2017. Disponível em: < http://decs.bvsalud.org >. Acesso em 1 de ago. 2019.

Woodgate RL, Sigurdson CM. Building school-based cardiovascular health promotion capacity in youth: a mixed methods study. Bmc Public Health 2015; 15(1):1-11.

Bello TK, Pillay J. An evidence-based nutrition education programme for orphans and vulnerable children: protocol on the development of nutrition education intervention for orphans in Soweto, South Africa using mixed methods research. Bmc Public Health 2019; 19(1):1-10.

Birdthistle I, Schaffnit SB, Kwaro D, Shahmanesh M, Ziraba A, Kabiru CW, Phillips-Howard P, Chimbindi N, Ondeng’e K, Gourlay A, Cowan FM, Hargreaves JR, Hensen B, Chiyaka T, Glynn JR, Floyd S. Evaluating the impact of the DREAMS partnership to reduce HIV incidence among adolescent girls and young women in four settings: a study protocol. Bmc Public Health 2018; 18(1):1-15.

Carbone NB, Njala J, Jackson DJ, Eliya MT, Chilangwa C, Tseka J, Zulu T, Chinkonde JR, Sherman J, Zimba C, Mofolo IA, Herce ME. “I would love if there was a young woman to encourage us, to ease our anxiety which we would have if we were alone”: Adapting the Mothers2Mothers Mentor Mother Model for adolescent mothers living with HIV in Malawi. Plos ONE 2019; 14(6):1-17.

Obach A, Sadler M, Cabieses B. Intersectoral strategies between health and education for preventing adolescent pregnancy in Chile: Findings from a qualitative study. Health Expectations 2018; 22(2):183-192.

HO KM, Litton E, Geelhoed E, Gope M, Burrell M, Coribel J, McDowall A, Rao S. Effect of an Injury Awareness Education Program on Risk-Taking Behaviors and Injuries in Juvenile Justice Offenders: A Retrospective Cohort Study. Plos ONE 2012; 7(2):1-6.

Moshki M, Atarodi BA, Taheri M. Applying an Educational-participatory Program based on the PRECEDE Model for Promoting Self-esteem and Mental Health of Students in Iran. Int J Prev Med. 2012; 4(3):241-248.

Riebschleger J, Costello S, Cavanaugh DL, Grové C. Mental Health Literacy of Youth That Have a Family Member With a Mental Illness: Outcomes From a New Program and Scale. Frontiers In Psychiatry 2019; 10:1-10.

Mwilike B, Shimoda K, Oka M, Leshabari S, Shimpuku Y, Horiuchi S. A feasibility study of an educational program on obstetric danger signs among pregnant adolescents in Tanzania: A mixed-methods study. Int J Afr Nurs Sci 2018; 8:33-43.

Saul J, Bachman G, Allen S, Toiv NF, Cooney C, Beamon T. The DREAMS core package of interventions: A comprehensive approach to preventing HIV among adolescent girls and young women. Plos ONE 2018; 13(12):1-18.

Chimbindi N, Birdthistle eu, Shahmanesh M, Osindo J, Mushati P, Ondeng'e K, Zuma T, Chiyaka T, Kyegombe N, Hargreaves J, Busza J, Floyd S, Seeley J. Translating DREAMS into practice: Early lessons from implementation in six settings. Plos ONE 2018; 13(12):1-17.

DLAMINI SN. Os jovens desafiam a comunidade: entre a esperança e a estigmatização. Educ Pesq 2015; 41:1229-1255.

Thangrattana MK, Pathumcharoenwattana W, Ninlamot W. A Non-formal Education Program to Enhance Drug Abuse Resilience Quotient of Youth At-risk of Drug Relapse: The Approaching of the Transformative Learning Theory and the Cognitive Behavioral Modification Concept. Procedia Soc Behav Sci 2014; 152:916-924.

Panda A, Sehgal A. Impact of Information, Education and Communication on Adolescent Reproductive Health. J Health Manag 2009; 11(3):445-472.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estudo e Pesquisas. Informação demográfica Socioeconômica. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. n. 27. Rio de Janeiro: 2010.

Cyril S, Smith BJ, Renzaho, AMN. Systematic review of empowerment measures in health promotion. Health Promot Int 2015; 1:809-826.

Freire P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 57. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra; 2018.

Wallon H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70; 1995.

Simão AS, Alcoforado LF, Longo OC, Santos DA, Santos F, Freitas AO, Camargo SMLL, Meirelles-Júnior JC. O impacto dos estilos de aprendizagem de Kolb no ensino de ciências contábeis: um estudo de caso no ICHS-VR. Brazilian Journal Of Development 2019; 5(11):23167-23189.

Downloads

Publicado

13-01-2023

Como Citar

1.
Barros MC. Empoderamento de Adolescentes em Contexto de Vulnerabilidades a partir das Intervenções Educativas em Saúde. Rev Paul Enferm [Internet]. 13º de janeiro de 2023 [citado 16º de setembro de 2024];33(1). Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/repen/article/view/132

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.