Manequim de simulação humana no Laboratório de Enfermagem

uma revisão de literatura

Autores

  • Ricardo Quintão Vieira
  • Leila Maria Rissi Caverni

Palavras-chave:

Manequins, História da Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

O manequim de procedimentos propicia o desenvolvimento de habilidades psicomotoras de estudantes, tornando-os mais confiantes na assistência segura ao paciente. Objetivou-se levantar a trajetória histórica do manequim nos países de origem e sua influência na Enfermagem brasileira. Foi realizada revisão de literatura em bases de dados nacionais e internacionais. Os resultados apontaram
que os Estados Unidos aliaram o desenvolvimento tecnológico e a necessidade de simulação em situações de risco que influenciaram o seu uso na Enfermagem. O primeiro registro de uso do manequim data da década de 1910, tornando-se popular nos anos de 1950 com evolução para os tipos de média e alta fidelidade. No Brasil, desde 1920, há registros do uso em escolas tradicionais de enfermagem, demonstrando posição vanguardista de apropriação do modelo anglo-americano.
Porém, recuperaram-se poucos resultados de trabalhos científicos nacionais, denotando tratamento mais pragmático do que científico e estagnação no uso de manequins de baixa fidelidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Neil JA. Simulation in nursing education. Perioperative Nursing Clinics. 2009;4:97–112.

Rothgeb MK. Creating a Nursing Simulation Laboratory: a literature review. Journal of Nursing Education. 2008 Nov.;47(11):489-94.

Reeves K. Using simulated education for real learning. Medsurg Nursing. 2008 Aug.;17(4): 219-220.

Gastaldi AB, Carmo HM. Arriscando e aprendendo no laboratório de Enfermagem: relato de experiência. Texto Contexto Enferm. 1998 set.-dez.;7(3):146-157.

Baker C, Pulling C, McGraw R, Dagnone JD, Hopkins-Rosseel D, Medves J. Simulation in

interprofessional education for patient-centred collaborative care. J Adv Nurs. 2008 June:372-9.

Ward-Smith P. The effect of simulation learning as a quality initiative. Urol Nurs. 2008

Dec.;28(6):471-3.

Warschaeur M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo:Senac;2006.

Harlow KC, Sportsman S. An economic analysis of Ment simulators for clinical training in nursing education. Nurs Econ. 2007 Jan.-Feb.;25(1):24-9.

Schlairet MC, Pollock JW. Equivalence testing of traditional and simulated clinical experiences: undergraduate nursing students' knowledge acquisition. Journal of Nursing Education. 2010 Jan.;9(1):43-7.

Meechan R. Let’s have a dummy run. Nursing Standard. 2010 Mar.;24(29):61.

Shepherd CK, McCunnis M, Brown L, Hair M. Investigating the use of simulation as a teaching strategy. Nursing Standard. 2010;24(35):42-8.

Prescott S, Garside J. An evaluation of simulated clinical practice for adult branch students. Nursing Standard. 2009; 23,22:35-40.

Broussard L, Myers R, Lemoine J. Preparing pediatric nurses: the role of simulation-based learning. Issues in Comprehensive Pediatric Nursing. 2009;32:4–15.

Wagner D, Bear M, Sander J. Turning simulation into reality: increasing student competence and confidence. Journal of Nursing Education. 2009 Aug.;48(8):465-7.

Gomes CO, Farias GM, Brito RS, Torres GV, Germano RM. Reflexão sobre o ensinar aprender no laboratório de enfermagem. Rev Rene. 2005 jan.-fev.;6(1):112-8.

Friedlander MR. Vantagens no ensino no laboratório de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP. 1994 ago.;28(2):227-33.

Hyland JR, Hawkins MC. High-fidelity human simulation in nursing education: a review of literature and guide for implementation. Teaching and Learning in Nursing. 2009;(4):14–21.

Brooks N, Moriarty A, Welyczko N. Implementing simulated practice learning for nursing students. Nursing Standard. 2010;24(20):41-5.

Silva EM, Baragatti DY, Figueira MCS, Lima RS, Silva TC. O aumento dos cursos de graduação em Enfermagem no Brasil nos últimos 15 anos: determinações e sustentabilidade. In: 61º Congresso Brasileiro de Enfermagem, “Transformação social e sustentabilidade”; 2009 dez. 7-10; Centro de Convenções Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Ceará: ABEn; 2009.

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Estatísticas de profissionais e instituições, dezembro 1999. São Paulo [citado em: 27 out. 2010]. Disponível em: http://www.corensp.gov.br/internet/072005/consulta/estatistica/pdf_estatistica.php?TIPO=cidades&MESANO=121999

Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Estatísticas de profissionais e instituições, 2009. São Paulo [citado em: 27 out. 2010]. Disponível em: http://www.corensp.gov.br/internet/072005/consulta/estatistica/pdf_estatistica.php?TIPO=cidades&MESANO=052009

- Kruse M.H.L . É possível pensar de outro modo a educação em Enfermagem? Esc Anna Nery Rev Enferm. 2008 jun.;12(2):348–52.

- Duke University Medical Center Library. Durham, NC: Duke University. [citado em: 10 jan. 2011]. Disponível em: http://guides.mclibrary.duke.edu/content.php?pid=149592&sid=1443814

- Missouri University Libraries. Columbia: University of Missouri [citado em 10 jan. 2011].

Disponível em: http://mulibraries.missouri.edu/specialcollections/exhibits/anatomy/1778.htm

- Dittrick Museum. Cleveland, Ohio [acessado em: 10 jan. 2011]. Disponível em:

http://dittrick.blogspot.com/2010/02/rare-18th-century-obstetric-manikin.html

- Sevcenko N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa. Companhia das Letras: São Paulo;2009. p.59-61

- Berche P, Lefrère JJ .Ignaz Semmelweis. Presse Med. 2010;40(1):94-101.

- Jansen DA, Johnson N, Larson G, Berry C, Brenner GH. Nursing faculty perceptions of obstacles to utilizing manikin-based simulations and proposed solutions. Clinical Simulation in Nursing. 2009;(5):9-16.

- Nickerson M, Pollard M. Mrs. Chase and her descendants: a historical view of simulation. Creat Nurs. 2010;16(3):101-5.

- Conrad MA, Guhde J, Brown D, Chronister C, Ross-Alaolmolki K. Transformational leadership: instituting a nursing simulation program. Clinical Simulation in Nursing. 2010; article in press. Available: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=MImg&_imagekey=B94SY-50JPS9G-3-

&_cdi=56451&_user=3079438&_pii=S1876139910000290&_origin=search&_zone=rslt_list_item&_coverDate=07%2F18%2F2010&_sk=999999999&wchp=dGLbVlWzSkzk&md5=595721d5621662c761687f464a6f5538&ie=/sdarticle.pdf . Accessed: 05 oct. 2010.

- Overstreet M. The use of simulation technology in the education of nursing students. Nurs Clin N Am. 2008;43:593–603.

- Gomes CO. Entre orquídeas e girassóis: o laboratório de enfermagem na visão de estudantes. [Dissertação]. Natal: Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2004. 106 p. Mestrado em Enfermagem. p.28,39.

- Geovanini T, Moreira A,Schoeller SD, Machado WCA. História da enfermagem: versões e

interpretações. Rio de Janeiro: Revinter; 2005. p.105.

- Ohnishi M, Guariente MHM, Utyama IKA, Bazoni E. O uso do laboratório de enfermagem no ensino de técnicas fundamentais. Semina: Ci. Biol./Saúde. 1995 jun.;16(2):276-82.

- Nascimento EMF, Cançado MLB. O ensino da técnica de curativo e retirada de pontos em incisão cirúrgica através da estratégia de simulação. Rev Bras Enferm. 1993 jan.-mar.;46(1):35-41.

- Nascimento EMF, Cançado MLB. O uso de um sistema artesanalmente construído para a punção e infusão intravenosa. Rev Bras Enferm. 1991 out.-dez.;46(1):18-21.

- Macedo MCS, Figueiredo NMA, Kestenberg CC, Martins ERC. Banho no leito: um ritual de iniciação para o enfermeiro. Rev Bras Enferm. 1998 abr.-jun.; 51(2): 291-304.

- Santos LHP, Cassiani SHB. Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2000 out.;8(5):58-

- Silveira JC, Riesco MLG. Ensino na prevenção e reparo do trauma perineal nos cursos de

especialização em enfermagem obstétrica. Rev. enferm. UERJ. 2008 out.-dez;16(4):512-7.

- Miotto HC. Fatores envolvidos na fixação do aprendizado durante os cursos de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia. [Dissertação]. Belo Horizonte: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. 2007. 74 p. Mestrado em Clínica Médica.

- Pretto F. Uso de realidade aumentada no processo de treinamento em Suporte à Vida.

[Dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Informática da Pontifícia Católica do Rio Grande do Sul. 2008. 122p. Mestrado em Informática.

- Pedersoli CE. O uso de máscara laríngea pelo enfermeiro na ressuscitação cardiopulmonar: revisão integrativo de literatura. [Dissertação]. Ribeirão Preto: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 2009. 122p. Mestrado em Enfermagem Fundamental.

- Haskvitz LM, Koop EC. Students struggling in clinical? A new role for the patient simulator. Journal of Nursing Education. 2004 April;43(4):181-4.

- Rauen CA. Simulation as a teaching strategy for nursing education and orientation in cardiac surgery. Crit Care Nurse. 2004 June; 24(3):46-51.

Downloads

Publicado

01-01-2011

Como Citar

Vieira, R. Q., & Caverni, L. M. R. (2011). Manequim de simulação humana no Laboratório de Enfermagem: uma revisão de literatura. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 2(1), 105–120. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/226

Edição

Seção

Artigo original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.