A Educação Sanitária nos Centros de Saúde de São Paulo (1925-1930)

práticas e sujeitos

Autores

  • Rogério Dias Renovato
  • Maria Helena Salgado Bagnato

Palavras-chave:

Educação em saúde, Centros de saúde, Higiene

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi compreender a educação sanitária e suas implicações nos centros de saúde de São Paulo no período de 1925 a 1930. Tratou-se de pesquisa histórica, com aproximações ao pensamento foucaultiano. As fontes históricas empregadas foram anais dos congressos de educação e de higiene, bem como periódicos e teses. A educação sanitária realizada nos centros de saúde pautou-se pela transmissão de informações através de profissionais, como as educadoras sanitárias, professoras primárias formadas nos saberes da higiene. A educação sanitária caracterizou-se por tentativas de moldar o outro, incentivando principalmente crianças e mulheres a adotar hábitos saudáveis, através da aquisição da consciência sanitária. A educação sanitária em suas particularidades temporais e históricas pode ser considerada como um dos dispositivos que contribuíram na construção de novas e outras subjetividades, no período histórico estudado, sem, no entanto atentar para os sujeitos em suas múltiplas dimensões.

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Publicado

01-07-2011

Como Citar

Renovato, R. D., & Bagnato, M. H. S. (2011). A Educação Sanitária nos Centros de Saúde de São Paulo (1925-1930): práticas e sujeitos. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 2(2), 61–72. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/236

Edição

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