Maria Rosa Sousa Pinheiro

uma (bela) mulher feita de tango, ousadia e enfermagem

Autores

  • Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca
  • Hideko Takeuchi Forcella

Palavras-chave:

história da Enfermagem, biografia, escolas de enfermagem

Resumo

O artigo narra nuances da vida da Enfermeira Maria Rosa de Sousa Pinheiro, formada em 1940, em Toronto, Canadá, para tornar-se membro do primeiro corpo docente da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Foi docente, vice-diretora e diretora, constituindo um dos principais pilares de sustentação ética, moral e profissional daquela instituição e de outras da enfermagem brasileira. Foi a primeira mulher do Conselho Universitário da USP. Dedicou a vida à profissão, às alunas e à escola. Além dos feitos profissionais biográficos, relatam-se aqui peculiaridades da sua vida pessoal, gostos e curiosidades, desvelados na nossa longa e rica convivência com ela, como estudantes, residentes e, depois, como docentes da EEUSP. Os que tiveram o privilégio de conhecê-la, jamais a esquecerão, como mulher, enfermeira e, principalmente, como mestra que cumpriu à risca sua missão de mostrar caminhos e desenvolver as potencialidades das suas discípulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- Mapa astral e previsões elaboradas pela astróloga e numeróloga Renata Godoy Serpa da Fonseca, a pedido, outubro 2005.

- Universidade de São Paulo. Ata da 545ª Sessão do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo. São Paulo, 03 de fevereiro de 1964.

- Lacaz CS. Depoimento do Prof. Carlos da Silva Lacaz sobre a Professora Maria Rosa Sousa Pinheiro. In: Secaf V. (org) Maria Rosa Sousa Pinheiro: personalidade marcante. São Paulo: 1988.

Downloads

Publicado

01-01-2012

Como Citar

Fonseca, R. M. G. S. da, & Forcella, H. T. (2012). Maria Rosa Sousa Pinheiro: uma (bela) mulher feita de tango, ousadia e enfermagem. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 3(1), 47–55. Recuperado de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/252

Edição

Seção

Biografia

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.