Roducción De Conocimientos Sobre La Historia De Postgrado Stricto Sensu En Enfermería En Brasil (1988-2011)

Autores/as

  • Abel Silva de Meneses
  • Maria Cristina Sanna

Palabras clave:

Historia de la Enfermería, Tesis Académicas, Educación de Postgrado en Enfermería

Resumen

Investigación histórica que objetivó analizar y describir las características de la producción científica del postgrado brasileño en Historia de Enfermería en el período 1988-2011, con relación a la titulación, orientadores, método de estudio, período de investigación y lugares de producción. El estudio contempló 189 resúmenes de tesis/disertaciones sobre la Historia de Enfermería extraída del
Banco de Tesis y Disertaciones de la Asociación Brasileña de Enfermería, las cuales fueron analizadas de acuerdo con la metodología, contexto temporal, autor y características geográficas. La producción en la Historia de la Enfermería representa el 2,4% de la producción total de la enfermería en el postgrado, con el 52,4% de los títulos defendidos en la década de 2000. De los 189 resúmenes analizados, la Historia de la Enfermería se ha estudiado en el 66, 1% de las maestrías y en el 33,9% de los doctorado, siendo el principal eje productor la Universidad Federal de Río de Janeiro. De los 96 investigadores que han orientado la investigación en Historia de la Enfermería, el16,6% han orientado más de la mitad de la producción total. La principal fuente de investigación fue documental (29,6%) y el 23,3% de los estudios utilizó como referencial de análisis teórico, las
ideas de Pierre Bourdieu. En general, la producción de la historia de enfermería demuestra que se ha construido con los métodos tradicionales y que se ha concentrado en Río de Janeiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Almeida MCP, Rodrigues RAP, Furegato ARF, Scochi CGS. A pós-graduação na EERP - USP: evolução histórica e sua contribuição para o desenvolvimento da Enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [periódico na Internet]. 2002 June [acesso em 01 set 2014]; 10(3):276-287. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692002000300003&lng=pt.

Oguisso T, Tsunechiro MA. História da Pós-Graduação na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Rev Esc Enferm USP [periódico na Internet]. 2005 [acesso em 01 set 2014]; 39(Esp.):522-34. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500005&lng=en&tlng=pt.

Ministério da Educação e Cultura (BR). Secretaria de Educação Superior, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Relação de Cursos Recomendados e Reconhecidos; julho de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 02 set 2014]. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarArea&identificador=20.

Ministério da Educação e Cultura (BR). Secretaria de Educação Superior, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Geocapes. Distribuição de discentes de pós-graduação no Brasil por área de avaliação (ao final do ano [2012]); julho de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 02 jul 2014]. Disponível em: http://geocapes.capes.gov.br/geocapesds/#app=c501&da7a-selectedIndex=0&5317-selectedIndex=1&dbcb-selectedIndex=0.

Salles EB, Barreira IA. Formação da comunidade científica de enfermagem no Brasil. Texto Contexto Enferm. [periódico na Internet]. 2010 [acesso em 03 set 2014]; 19(1): 137-46. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-

&lng=en&tlng=pt.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Base Corrente. Consulta Parametrizada; setembro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acessado em 2 set 2014]. Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf.

Carvalho V. Linhas de pesquisa e prioridades de enfermagem-proposta com distinção gnoseológica para o agrupamento da produção científica de pós-graduação em enfermagem. Esc. Anna Nery [periódico na Internet]. 2002 Abr [acesso em 03 set 2014]; 6(1):145-154. Disponível em: http://revistaenfermagem.eean.edu.br/detalhe_artigo.asp?id=1204.

Associação Brasileira de Enfermagem. Centro de Estudo de Pesquisa em Enfermagem. Informações sobre pesquisas e pesquisadores em enfermagem - Banco de Teses e Dissertações da ABEn-CEPEn. [internet]. Brasília (DF): CEPEn; 2011. [acessado em 08 jul 2014]. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/home/tesesedissertacoescepen.htm.

Leite JL, Paim L. A Trajetória do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem. Memória ABEn. In: ABEn – Jornal da Associação Brasileira de Enfermagem, Brasília, [periódico na Internet]. 2006 out-nov-dez [acessado em 2 set 2014]; 48(2): 18-20. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/home/download/atrajetoriadocentro_de_estudos_e_pesquisas_e m_enfermagem.pdf.

Angerami ELS, Boemer MR. Estudo da produção científica em introdução e fundamentos de enfermagem. Rev. Bras. Enferm 1985 jan./mar; 38(1):14-25. HIST. ENF. REV. ELETR (HERE). 2014 ago/dez; 5 (2): 146-168. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/vol5num2artigo11.pdf

Rocha SMM, Silva GB da. Linhas filosóficas e ideológicas na pesquisa em enfermagem no Brasil. Rev. Bras. Enferm 1987 out.-dez;40(4):214-221.

Padilha MI, Borenstein MS, Carvalho MAL, Ferreira AC. Grupos de pesquisa em história da enfermagem: a realidade brasileira. Rev Esc Enferm USP [periódico na Internet]. 2012 [acesso em 16 set 2014]; 46(1):192-9. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342012000100026.

Gutiérrez MGR de, Schirmer J, Pedreira M da LG. Desenvolvimento da Pós-graduação na Escola Paulista de Enfermagem/Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo: Resgate Histórico. In: Barbieri M, Rodrigues J. (Org.). Memórias do Cuidar: Setenta Anos da Escola Paulista de Enfermagem. 1a ed São Paulo (SP): Editora Unifesp; 2010. p. 139-66.

Gutiérrez MGR de, Leite JL, Pagliuca LMF, Erdmann AL. Os Múltiplos Problemas Pesquisados e a Pesquisar na Enfermagem. Rev. Bras. Enferm [periódico na Internet]. 2002 [acesso em 27 set 2014]; 55(5):535-541. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v55n5/v55n5a09.pdf.

Padilha MICS, Kletemberg DF, Gregório VRP, Borges LM, Borenstein MS. A produção da pesquisa histórica vinculada aos programas de Pós-graduação no Brasil, 1972- 2004. Texto Contexto Enferm. [periódico na Internet]. 2007 [acesso em 27 set 2014]; 16(4):671-679. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v16n4/a11v16n4.pdf.

Erdmann AL, Silva IA, Rodrigues RAP, Fernandes JD, Lucila VAC, Lopes MJM, et al. Teses produzidas Nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem de 1983 a 2001 Rev. esc. enferm. USP [periódico na Internet]. 2005 [acesso em 25 set 2014]; 39(SPE):497-505. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342005000500002&lng=en.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery. Núcleo de Pesquisa de História da Enfermagem Brasileira (NUPHEBRAS). Histórico. 2014 [internet]. Rio de Janeiro, 2014. [acessado em 24 set 2014]. Disponível em: http://www.eean.ufrj.br/nuphebras/historico.htm.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Taka Oguisso; Atualizado em 166 12 de setembro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/0576738143788681.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Wellington Mendonça de Amorim; Atualizado em 7 de setembro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/6475604009682162.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Maria Itayra Coelho de Souza Padilha; Atualizado em 2 de setembro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/0763360754118102.

Ministério da Educação e Cultura (BR); Secretaria de Educação Superior; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). VI Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG): 2011-2020 [internet]. Brasília, 2011. [acessado em 23 set 2014]. Vol.1 Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf. Vol.2. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/PNPG_Miolo_V2.pdf.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Painel Lattes. Estatísticas e Indicadores; janeiro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acessado em 23 set 2013]. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/painelLattes/mapa/.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Ieda de Alencar Barreira; Atualizado em 5 de janeiro de 2011 [internet]. Brasília, 2011. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/3075072839304814.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Assessoria Técnico-Científica. Comitê de Assessoramento de Educação – CA-ED; setembro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acessado em 24 set 2014]. Disponível em: http://www.memoria.cnpq.br/cas/ca-ed.htm.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Suely de Souza Baptista; Atualizado em 5 de janeiro de 2011 [internet]. Brasília, 2011. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/3761656012510287.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Almerinda Moreira; Atualizado em 15 de setembro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/3561122549865265.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Tânia Cristina Franco Santos; Atualizado em 23 de setembro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/1309866346999577.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Miriam Susskind Borenstein; Atualizado em 4 de agosto de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/8989094145732616.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Maria da Luz Barbosa Gomes; Atualizado em 9 de novembro de 2013 [internet]. Brasília, 2013. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/7130491060308677.

Ministério da Ciência e Tecnologia (BR). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Plataforma Lattes. Currículo de Josete Luzia Leite; Atualizado em 20 de setembro de 2014 [internet]. Brasília, 2014. [acesso em 24 set 2014]. http://lattes.cnpq.br/5245323548584648.

Alvarador U. A produtividade dos autores na literatura de enfermagem: um modelo de aplicação da lei de Lotka. Inf. & Soc. [periódico na Internet]. 2006 [acesso em 25 set 2014]; 16(1): 63-78. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_d9d46123dc_0012843.pdf.

Lopes MEL, Sobrinho MD, Costa SFG. Contribuições da Sociologia de Bourdieu para o Estudo do Subcampo da Enfermagem. Texto Contexto Enferm. [periódico na Internet] 2013 [acesso em 18 out 2014]; 22(3):819-25. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072013000300031&script=sci_arttext.

Costa R, Souza SS, Ramos FRS, Padilha MI. Foucault e sua utilização como referencial na produção científica em enfermagem. Texto Contexto Enferm. [periódico na Internet] 2008 [acesso em 18 out 2014]; 17(4):629-37. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072008000400002&script=sci_arttext.

Heidemann M, Gomes MLB, Sanchez COM. O pensamento de Antônio Gramsci como referencial teórico na pesquisa em História da Enfermagem. Rev. Eletr. Enf. [periódico na Internet]. 2008 [acesso em 18 out 2014]; 10(4):1159-64. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v10/n4/v10n4a29.htm.

Publicado

2014-07-01

Cómo citar

Meneses, A. S. de, & Sanna, M. C. (2014). Roducción De Conocimientos Sobre La Historia De Postgrado Stricto Sensu En Enfermería En Brasil (1988-2011). História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 5(2), 146–168. Recuperado a partir de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/295

Número

Sección

Artigo original

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.