Monumentos y personajes históricos

la preservación de la identidad profesional de enfermería espacio académico

Autores/as

  • Nicia Lima Dias
  • Monique da Silva Carvalho
  • Lygia Paim
  • Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense
  • Maria Angélica de Almeida Peres

Palabras clave:

Historia de la Enfermería, Emblemas e Insignias, Memoria

Resumen

Objeto de estudio: honores a través de monumentos históricos a los personajes de la enfermería brasileña y sus relaciones con la construcción de la identidad profesional. Objetivos: listar los personajes de enfermería condecorados a través de los monumentos del edificio Pavilhão de Aulas en la Escuela de Enfermería Anna Nery; identificar su relación con la escuela; analizar las implicaciones de estos monumentos en el espacio académico para la preservación de la memoria y la construcción de la identidad profesional. Método: estudio histórico y social. Fuentes históricas: monumentos (bustos, estatuas, fotografías y placas), documentos escritos y la literatura sobre el tema. El análisis se basa en el concepto de documento/monumento de Le Goff. Resultados: se identificaron veintidós monumentos alusivos a personajes importantes para el desarrollo de la profesión. Conclusión: los monumentos inmortalizan personajes consagrados, revelan una identidad establecida y, por lo tanto, una historia digna de ser contada y preservada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Pollak M. Memória e Identidade Social. Rev. Est. Hist. 1992; 5 (10):200-212.

Moreira MCN. A Fundação Rockefeller e a construção da identidade profissional de enfermagem no Brasil na Primeira República. História, Ciências, Saúde – Manguinhos [Internet]. 1999 [acesso em 02 de setembro de 2016]; V(3):621-645. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59701999000100005

Brasil. Decreto nº 20.109, de 15 de Junho de 1931. Regula o exercício da enfermagem no Brasil e fixa, as condições para a equiparação das escolas de enfermagem [Internet]. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 1931 jun 15. [aceso em 2016 ago 11]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20109-15-junho-1931-544273-publicacaooriginal-83805-pe.html

Lowwenthal D. El pasado es un país extraño. Madrid: Akal; 1998.

Figueiroa SFM. A propósito dos estudos biográficos na História das Ciências e Tecnologias. FênixRevista de História e Estudos Culturais. 2007; 4 (3):1-14.

Burke P. A Escrita da História: novas perspectivas. 7ª Reimpressão. Tradução: Magda Lopes. São Paulo: Unesp; 1992.

Le Goff J. "História". In: História e memória. São Paulo: Editora da Unicamp; 2003.

Parsons, E. A Enfermagem Moderna no Brasil. Archivos de Hygiene/Exposições e Relatórios, DNSP; 1928.

Carvalho V. Por uma epistemologia do cuidado de enfermagem e a formação dos sujeitos do conhecimento na área da enfermagem - do ângulo de uma visão filosófica. Esc. Anna Nery [Internet]. 2009 [acesso em 08 de agosto de 2016]; 13(2):406-414. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452009000200024&lng=en&nrm=iso. Acesso em 08/08/2016.

Paim l, Carvalho V, Sauthier J. O saber/conhecimento profissional na enfermagem brasileira. Comentários sobre momentos decisivos na trajetória histórico-evolutiva. Jornal ABEn [Internet]. 2003 [acesso em 08 de agosto de 2016];out.nov.dez;45(4):19-20. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/comentarios_sobre_momentos_decisivos_na_trajetoria_evolutiva.pdf

Paim l, Carvalho V, Sauthier J. O saber/conhecimento profissional na enfermagem brasileira. Comentários sobre momentos decisivos na trajetória histórico-evolutiva. Jornal ABEn [Internet]. 2003 [acesso em 08 de agosto de 2016]; jul.ago.set.;45(4):19-20. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/o_saber_conhecimento_profissional_a_enfermagem_brasileira.pdf

Padilha MI, Borenstein MS, Santos I. Enfermagem: história de uma profissão. 2ª ed. São Paulo: Difusão Editora; 2015.

Nora P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História [Internet]. 1993 [acesso em 08 de setembro de 2013];10:07-28. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101/8763

Gomes AO; Oliveira AAR. A construção social da memória e o processo de ressignificação dos objetos no espaço museológico. Revista de Museologia e Patrimônio [Internet]. 2010 [acesso em 08 de agosto de2016]; 3(2):42-55. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/136/134

Bruno COM. Estudos de Cultura Material e Coleções Museológicas: Avanços Retrocessos e Desafios. In: Rangel MG, Rangel MF (org). Cultura Material e Patrimônio da Ciência e Tecnologia (livro Eletrônico). 2009. [acesso em 08 de agosto de 2016]. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins. Disponível em: http://www.mast.br/livros/cultura_material_e_patrimonio_da_ciencia_e_tecnologia.pdf

Julião L. Museu, Patrimônio e História: cruzamentos disciplinares. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVI ENANCIB). 2015. [acesso em 08 de agosto de 2016] 26 a 30 out; João Pessoa (PB), Brasil. p.1-15. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/lti/ocs/index.php/enancib2015/paper/view/3135/1206

Choay F. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade: Editora UNESP; 2001.

Savoia SC. Ensino de história, educação patrimonial e a Lei 10.639/03: articulações possíveis. Anais do XI Encontro Regional da Associação Nacional de História – ANPUH/PR Patrimônio Histórico no Século XXI realizado na cidade de Jacarezinho/PR de 21-24 de maio de 2008.

Barreira IA. A reconfiguração da prática da enfermagem brasileira em meados do século XX. Texto Contexto Enferm [internet]. 2005. [acesso em 27 de setembro de 2014]; dez; 14(4): 480-487. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v14n4/a03v14n4.pdf

Rio de Janeiro. Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Projeto de resolução n°404 de 2000. Ementa: Concede o título de benemérito do estado do Rio de Janeiro (Post Mortem) aos enfermeiros Marcos Otávio Valadão e Edma Rodrigues Valadão [Internet]. [acesso em 08 de setembro de 2013]. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro99.nsf/d1b99e634610185583257040007dd94/6d87a7c5856d3301032568cd00732ab3?OpenDocument

Dubar C. Socialização – construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes; 2005.

Santos R. A retórica da Perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil, Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, IPHAN; 1996.

Bosi A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras; 1996.

Santos TCF, Barreira IA, Gomes SS, Baptista SS, Peres MAA, Almeida-Filho AJ. A memória, o controle das lembranças e a pesquisa em história da enfermagem. Esc. Anna Nery [Internet]. 2011. [acesso em 20 de janeiro de 2014]; 15(3):616-625. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452011000300025&lng=en. http://doi.org/10.1590/S1414-81452011000300025

Wernek MMK. Discurso por ocasião da comemoração dos 50 anos do Pavilhão de Aulas. 27 de setembro de 1977.

ARMAS DA REPÚBLICA. Decreto n. 17.268 de 31 de março de 1926. Ementa: Resolve que a Escola de Enfermeiros anexa a Superintendência do Serviço de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública passe a denominar-se Escola de Enfermeiras D. Ana Nery [Internet]. [acesso em 08 de setembro de 2013]. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/b2394d7e1ab9a970032569b9004e148d/0dd74f9239110a1c032569fa0076c340?OpenDocument

EEAN. Ofício n. 4065. Do Diretor geral do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico para Diretora da EEAN. Assunto: Pavilhão de Aulas da Escola de Enfermagem Ana Néri. 20 de dezembro de 1976.

Publicado

2016-07-01

Cómo citar

Dias, N. L., Carvalho, M. da S., Paim, L., Aperibense, P. G. G. de S., & Peres, M. A. de A. (2016). Monumentos y personajes históricos: la preservación de la identidad profesional de enfermería espacio académico. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 7(2), 423–439. Recuperado a partir de https://periodicos.abennacional.org.br/here/article/view/342

Número

Sección

Artigo original

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >> 

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.