Desafios Contemporâneos da Prática Docente

a elaboração de um plano de aula em Biofísica Aplicada à Enfermagem

Autores

  • Flavia Lilalva de Holanda Faculdade de Medicina de Jundiaí
  • Alessandra Rosa Carrijo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Paulo Fernando de Souza Campos Universidade de Santo Amaro

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Superior, Biofísica, Educação Baseada em Competências, Técnicas de Planejamento

Resumo

O presente estudo, fundado no relato de experiência, expõe a elaboração de um plano de aula voltado para a disciplina Biofísica Aplicada à Enfermagem. Os objetivos visam explicitar as bases normativas que estruturam a prática docente em cursos de Graduação em Enfermagem, bem como apresentar as etapas necessárias ao trabalho de planejamento de aula. A metodologia utilizada reside no estudo de caso, desenvolvido a partir das propostas do Programa de Capacitação e Atualização Didático-Pedagógico para Enfermeiros Docentes – Pro-CAD, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn-SP em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo COREN-SP. Os resultados desvelam o potencial do planejamento da prática docente, bem como a função do enfermeiro/docente no processo de formação e orientação profissional.

Biografia do Autor

Alessandra Rosa Carrijo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Centro de Educação, Letras e Saúde.

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

1.
Holanda FL de, Carrijo AR, Campos PF de S. Desafios Contemporâneos da Prática Docente: a elaboração de um plano de aula em Biofísica Aplicada à Enfermagem. Rev Paul Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2018 [citado 18º de dezembro de 2024];29(1-2-3):136-45. Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/repen/article/view/437

Edição

Seção

Relato de experiência profissional

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