Implantação do gerenciamento de riscos num hospital público

Autores

  • Allan Egon Kern Universidade Federal de São Paulo
  • Liliane Bauer Feldman Universidade Federal de São Paulo
  • Maria D’Innocenzo Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Acreditação, Gerenciamento de Segurança, Administração Hospitalar, Gestão de Qualidade, Comportamento de Redução do Risco

Resumo

Avaliações de qualidade e auditorias de riscos constituem métodos que estimam o potencial de excelência hospitalar e a prevenção de danos à saúde. Este artigo de reflexão objetiva a implantação do método de elaboração do processo de gerenciamento de riscos num hospital geral de São Paulo. Inicialmente classificaram-se as categorias dos processos, determinaram-se os resultados esperados e metas de acordo com estratégias institucionais. Com o mapeamento dos processos cada ator conheceu; quem faz, o quê e quando. Isso ajudou a identificação dos clientes e fornecedores internos, os produtos, os pontos críticos e os riscos associados. A integração entre as áreas foi considerada a etapa de maior dificuldade, pois dependeu de muita dedicação e da interfuncionalidade de profissionais e setores. A adoção de estratégias simples e claras, alinhadas com planejamento objetivo e sustentável, proporcionou um diferencial na qualidade da assistência e garantiu um monitoramento eficaz da segurança.

Biografia do Autor

Allan Egon Kern, Universidade Federal de São Paulo

Grupo de Estudo e Pesquisa em Avaliação dos Serviços de Saúde e Enfermagem.

Liliane Bauer Feldman, Universidade Federal de São Paulo

Grupo de Estudo e Pesquisa em Avaliação dos Serviços de Saúde e Enfermagem.

Maria D’Innocenzo, Universidade Federal de São Paulo

Grupo de Estudo e Pesquisa em Avaliação dos Serviços de Saúde e Enfermagem.

Referências

Malik AM. Qualidade e avaliação nos serviços de saúde: uma introdução. In: D’Innocenzo M, coordenadora. Indicadores, auditorias, certificações, ferramentas de qualidade para gestão em saúde. Martinari: São Paulo; 2006. p.21-36.

Feldman LB. Como alcançar a qualidade nas instituições de saúde. critérios de avaliações, procedimentos de controle, gerenciamento de riscos hospitalares até a certificação. São Paulo: Martinari; 2004. 250p.

Antunes AV. O gerenciamento da qualidade na enfermagem. [tese] Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo-Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 1997.

Feldman LB. Identificação dos Critérios de avaliação dos serviços de enfermagem nos programas de acreditação [Dissertação]. Guarulhos: Universidade Guarulhos-UnG; 2002.

Lorea E, Graciani M. Obras do descaso. Jornal amanhã terra on line. Edição 229, março de 2007. [cited 2010 Feb 15]. Available from: http://amanha.terra.com.br/edicoes/229/capa01.asp.

Quinto Neto A, Bittar OJNV. Hospitais administração da qualidade e a acreditação de organizações complexas. Porto Alegre (RS): Dacasa, 2004. 212p.

Feldman LB. Gestão de risco e segurança hospitalar. São Paulo: Martinari; 2008. 376p.

Harada MJ, Pedreira MLG, Peterline MAS, Pereira SR. O erro humano e a segurança do paciente. São Paulo: Editora Atheneu, 2006.

López FJM, Ortega JMR. Manual de gestión de riesgos sanitarios. Madrid: Editora Diaz de Santos, 2001.264 p.

Organização Mundial da Saúde. Plano de trabalho para a Rede de Enfermagem e a segurança do paciente. Organização Pan-Americana de Saúde/OMS, 2007.

Manual das Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares. Brasília: Organização Nacional de Acreditação, 2006. 139p. (Coleção Manual Brasileiro de Acreditação) v. 2006.

Feldman LB; D’Innocenzo M; Cunha ICKO. Gerenciamento de risco hospitalar, como fazer: proposta de um método. In: Anais do 14º SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Centro de Cultura e Eventos da UFSC- Florianópolis (SC); 30 de maio a 1 de junho; 2007.

Quinto Neto A. Processo de acreditação: a busca da qualidade nas organizações de saúde. Porto Alegre: Dacasa; 2000.

Código Civil Anotado. Código de proteção e defesa do consumidor. 2ª ed. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais; 2003.

Werkema C. Gestão por Processos e Lean Seis Sigma: sinergia comprovada!. Rev Banas Qualidade. 2008; fevereiro (189).

Balsanelli AP, Feldman LB, Ruthes RM, Cunha ICKO. Competências gerencias. Desafio para o enfermeiro. São Paulo: Martinari; 2008. 208p.

Berwick DM, Leape LL. Reducing errors in medicine. BMJ. 1999;319:136-7.

Mastroeni MF. Biossegurança aplicada a laboratórios e serviços de saúde. São Paulo: Atheneu; 2004. Boas práticas em laboratórios e serviços de saúde p.205-18.

Downloads

Publicado

03-10-2018

Como Citar

1.
Kern AE, Feldman LB, D’Innocenzo M. Implantação do gerenciamento de riscos num hospital público. Rev Paul Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2018 [citado 18º de outubro de 2024];29(1-2-3):127-35. Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/repen/article/view/439