Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Author Guidelines

Instruções aos autores

Instruções gerais aos autores

Categoria de artigo
A REPEn recebe Artigos originais, Revisão de literatura, Relato de experiência profissional, Reflexão, Carta ao editor e Relato de implementação de evidências.

Artigos originais: são oriundos de pesquisas originais e inéditas. Deve-se seguir a estruturação: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão (pesquisa quantitativa) ou Considerações finais (pesquisa qualitativa), e Referências, com os subtítulos todos destacados em negrito no texto. Sua extensão limita-se a 6.500 palavras incluindo as referências e anexos. O número máximo de autores é sete. As pesquisas envolvendo seres humanos, devem atender o disposto na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº 466/2012 (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html).

Revisão de literatura: é uma avaliação resumida e crítica da literatura, de assuntos que ainda necessitam avançar na compreensão científica do tema. Na sessão Métodos, deve-se descrever o tipo de revisão utilizada: narrativa, integrativa, sistemática, scoping review, com fluxo e estratégias do processo de busca e, categorização dos artigos relacionados na revisão. Os mesmos devem ser apresentados na sessão de Resultados, em forma de quadro, com uma síntese dos artigos encontrados. Na Discussão, deve-se fazer uma reflexão da contribuição da revisão e implicações para a prática profissional. Com no máximo de 8.000 palavras (incluindo Resumos --com no máximo 150 palavras-- e no máximo 50 Referências), com até 10 autores.

Relato de experiência profissional: Relato de Experiência, Atualização e/ ou Inovação Tecnológica – que descrevam situações da prática e/ou inovação tecnológica no âmbito do ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento, estratégias de intervenção, avaliação de eficácia, que sejam de interesse para à prática profissional. Máximo 6.000 palavras e 10 Referências, incluindo os Resumos --com no máximo 150 palavras--, até quatro autores.

Reflexão: relato sobre uma situação da prática e/ou novidade tecnológica em qualquer instância (assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão), que seja de interesse para os profissionais de enfermagem e que possa ser reproduzida em outros serviços e cenários. Deve conter no máximo 6.200 palavras incluindo Resumos --com no máximo 150 palavras--, Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Considerações finais e 16 Referências, até 5 autores.

Carta ao Editor: máximo 700 palavras.

Relato de implementação de evidências: relato de implementação de melhores evidências científicas em serviços de saúde, segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute (JBI https://jbi.global/). Deve seguir a seguinte estruturação: Introdução, Método, Resultados (que devem incluir os resultados das auditorias de base e de seguimento), Discussão e Conclusão. Limitado a 8.000 palavras (incluindo Resumo --com no máximo 150 palavras--, tabelas, figuras e até 35 Referências).

Errata: em até 30 dias da publicação, solicitar via e-mail (repen@abensp.org.br)

Autoria

A REPEn considera autores aqueles que participaram de forma substancial do processo de elaboração do manuscrito, de modo que estes possam assumir todas as responsabilidades sobre seu conteúdo. A REPEn adota os 4 (quatros) critérios do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE https://www.icmje.org/recommendations/browse/) na condução de:

- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do trabalho; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados para o trabalho;
- Elaboração do trabalho ou revisão crítica para conteúdo intelectual;
- Aprovação final da versão a ser publicada;
- Responsável por todos os aspectos do trabalho, assegurando que as questões relacionadas à precisão ou integridade de qualquer parte do trabalho estejam devidamente investigadas e resolvidas.

Carta à Editora Chefe (Carta de Apresentação e interesse em publicar)

Carta à Editora-chefe com informações sobre os motivos pelos quais escolheu a REPEn para a submissão do manuscrito.

Declaração de conflitos de interesses

Estes podem ser de caráter político, acadêmico, comercial, pessoal e financeiro. Declarar conflitos de interesses conduz a um processo de julgamento isento de influências que podem comprometer a publicação. Portanto, autores, revisores e editores devem declarar qualquer conflito em respeito ao leitor.

Preparo dos Manuscritos

As referências deverão estar de acordo com as orientações das Normas de Vancouver, disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/

O corpo editorial da REPEn preocupa-se com a qualidade dos artigos a serem publicados e para isso orienta:

Formatação geral
A preparação do manuscrito deve ser feita em dois arquivos diferentes. Um contendo dados de autoria (Página de título / Folha de rosto) e outro sem identificação (Documento principal / Texto do artigo).

Página de identificação / Folha de rosto

Deve conter apenas o Título, Resumo, Descritores, nomes dos autores, afiliação, autor correspondente, endereço completo, telefone e endereço eletrônico.

Título na língua mãe do autor, somente com a primeira letra da primeira letra em maiúscula, sem abreviaturas, no máximo de 16 palavras.

Nome completo de cada autor, com a inicial do primeiro nome em maiúscula, na sequência de ordem de autoria separando por vírgulas, com seu(s) título(s) acadêmico e afiliação institucional numerada (1,2,3) em sobrescrito; Informar a principal instituição de cada autor, com até dois níveis: Ex. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola Paulista de Enfermagem (EPE). São Paulo, SP, Brasil.

Documento principal / Texto do artigo

Esse arquivo constará o manuscrito completo, sem conter a identificação dos autores, nem sua afiliação.

Título: Título na língua mãe do autor, somente com a primeira letra da primeira letra em maiúscula, sem abreviaturas, no máximo de 16 palavras.

Resumo: deve ser apresentado na primeira página, com limite máximo de 150 palavras. Deve ser estruturado com as seguintes seções: objetivo, resultados e conclusão. Abaixo do resumo, incluir três a cinco descritores. Os ensaios clínicos devem apresentar o número do registro de ensaio clínico ao final do resumo.

Descritores: para determiná-los, consultar a lista de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS http://decs.bvs.br), elaborada pela BIREME ou o Medical Subject Headings (MeSH https://meshb.nlm.nih.gov/search) do Index Medicus. Devem estar em sequência linear, separados por vírgulas e somente a primeira letra maiúscula.

Nota: Caso o manuscrito seja aceito para publicação, o autor deverá providenciar tradução do título e resumo para a língua inglesa e espanhola, pelos tradutores apresentados no tópico (Produção Editorial da REPEn).

Corpo do manuscrito

Os manuscritos devem ser preparados, utilizando editor Word for Windows 97-2003 ou editores compatíveis. As tabelas, quadros e figuras devem ter espaçamento simples.

Estrutura das sessões

Artigos Originais e Revisão da Literatura
– Introdução
– Método
– Resultados
– Discussão
– Conclusão

-Agradecimentos (caso necessário)

-Fonte de Financiamento do estudo (se houver)

-Referências

O início de cada sessão deve conter o título correspondente em negrito, com linhamento esquerdo.

As demais categorias de manuscritos (Relato de experiência profissional, Reflexão, Carta ao editor e Relato de implementação de evidências) devem seguir descrição próprias do autor, mantendo as orientações do início da sessão.

Citações

As referências devem ser indicadas de forma consecutiva, na ordem que for citada no texto, com números entre parênteses, sobrescrito à última palavra da frase, com pontuação após a numeração, com o ponto sem sobrescrito. Essa sequência de citação deve estar representada no final do artigo nas referências. Exemplo: oncologia(1).

Havendo mais de uma referência como forma de citação, elas devem ser apresentadas na ordem sequencial, sobrescrito, entre parênteses, separados por vírgulas.
Ex: enfermagem paulista(5,7).

Caso seja uma sequência, o intervalo pode ser substituído por hífen.
Ex: enfermagem paulista(5-7).

Citações diretas

Caso a extensão do material for menor que 3 linhas, deve-se seguir o padrão do texto normal, colocando o trecho entre aspas. Sendo a extensão da transcrição igual ou maior que 3 linhas, usar a letra sem itálico, tamanho 10, espaço 1,0, recuo da margem de 3,0. Deve constar a referência de onde a transcrição foi retirada, sem necessidade de indicar a página.

Notas de Rodapé:  tamanho 10.

Tabelas, quadros e figuras (fotografias, desenhos, gráficos, fluxogramas etc.): no máximo cinco, entre fotos, quadros, figuras e tabelas.

Tabelas 
As tabelas devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

O título deve ser informativo localizado na parte superior, fonte Calibri, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, negrito apenas no cabeçalho. Usar siglas com seus significados no rodapé. Não incluir tabela com mais de duas páginas.

Quadros
Os quadros devem ser apresentados conforme abaixo:

O título deve ser informativo devendo estar localizado na parte superior.

Difere das tabelas principalmente por conter dados textuais, são fechados nas laterais e contém linhas internas.

Utilizar fonte Calibri, tamanho 12, com espaçamento simples entre linhas, negrito apenas no cabeçalho. Usar siglas com seus significados no rodapé, em Notas.

Não incluir quadro com mais de uma página. Exceto para revisões bibliográficas.

Figuras
O título deve ser informativo, localizado na parte inferior. Devem estar totalmente legíveis, nítidas e autoexplicativas;

Fotos
Possuir alta resolução arquivos JPEG, TIF ou PNG, com resolução de no mínimo 300 pixels, em preto e branco ou coloridas.

Fotos de pessoas devem ser isentas de identificação pessoal (usar tarja).

A foto deverá ser acompanhada de uma carta de autorização para publicação (caso foto de ser humano) e com citação da fonte (banco de imagem). Título informativo devendo estar localizado na parte inferior.

Abreviaturas e símbolos: a sigla deve ser utilizada o mínimo possível, e somente após o termo ter sido escrito por extenso, a menos que sejam unidades de medidas.

Agradecimentos (se houver): devem descrever a colaboração de profissionais ou instituições/serviços que contribuíram para conclusão do estudo.

Financiamento (se houver): Especificar fontes de fomento à pesquisa

Referências em Estilo Vancouver (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK7256/), com alinhamento à esquerda.

Os títulos das revistas utilizadas nas referências devem ser abreviados segundo padronização constante na NLM Catalog: Journals referenced in the NCBI Databases (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals) e na BVS (http://portal.revistas.bvs.br/). As revistas estão em constante atualização de suas abreviações, em atendimento às tendências internacionais,  em caso de dúvidas sobre a abreviação, deve ser consultado o site da própria revista. Quando uma referência estiver disponível em português e inglês, citar a versão em inglês. Para obras extraídas da internet, colocar a data de acesso.

Exemplos

Livro no todo
Eyre HJ, Lange DP, Morris LB. Informed decisions: the complete book of cancer diagnosis, treatment, and recovery. 2nd ed. Atlanta: American Cancer Society; c2002. 768 p.

Capítulo de livro
- Com o mesmo autor do capítulo e do livro
Reidt AV, Albano D. Técnica de enfermagem. São Paulo: [Rossolillo]; 1942. Enfermagem clínica; p.155-6.

- Com autoria diferente entre capítulo e livro
Sandelowski M. Making the best of things: technology in American nursing, 1870-1940. In: Hein EC. Nursing issues in the 21st century: perspectives from the literature. Philadelphia: Lippincott Willians; 2001. p. 262-8.

Teses, dissertações e monografias
Canassa NSA. Memória de parteiras: a trajetória profissional na Maternidade Carmela Dutra (1967-1994) [dissertação] Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2005.

Trabalhos de congressos e de seminários: anais, livros de resumos
- No todo
10th International Psoriasis Symposium; 2004 June 10-13; Toronto, ON; Canadá. Chicago: Skin Diseases Education Foundation; 2004.

- Em parte
Barreira IA, Batista SS. Nexos entre a pesquisa em história da enfermagem e o processo de cientificação da profissão. ln: Anais do 51o Congresso Brasileiro de Enfermagem; 1999 out. 2-7; Florianópolis (SC), Brasil. Florianópolis: ABEn; 2000. p. 295-311.

Artigos de periódicos
- Artigo Padrão
Narchi NZ, Cruz EF, Goncalves R. O papel das obstetrizes e enfermeiras obstetras na promoção da maternidade segura no Brasil. Cienc Saude Colet. 2013;18(4):1059-68. https://doi.org/10.1590/S1413-81232013000400019

- Com mais de seis autores
Lima SBS, Prochnow AG, Cervo AS, Denardi JM, Urbanetto JS, Carmo MLC, et al. Memória da enfermagem do hospital universitário de Santa Maria, RS. Texto Contexto Enferm. 2005;14(4):557-66. https://doi.org/10.1590/S0104-07072005000400013

- Versões em mais de uma língua
Quando uma referência estiver publicada em português e inglês, citar a versão em inglês.
Monteiro EA, Mazin SC, Dantas RAS. The informal caregiver burden assessment questionnaire: validation for Brazil. Rev Bras Enferm. 2015;68(3):364-70. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680307i

- Instituição como autor
Instituto Nacional do Câncer (BR). Ações de enfermagem para o controle do câncer. 3. rev., atual., ampl. ed. Rio de Janeiro: INCA, 2008.


Material eletrônico
Artigo de revista em formato eletrônico
Matsubara TC, Carvalho EC, Canini SRMS, Sawad NO. A crise familiar no contexto do transplante de medula óssea (TMO): uma revisão integrativa. Rev Latino-Am Enfermagem. 2007[citado em 22 jul. 2022];15(4). Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae

Matéria publicada em site Web
Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Boas práticas: cirurgias segura [Internet]. São Paulo (SP): COREN/SP; 2011[acesso em 10 jul. 2014]. Disponível em: http://coren-sp.gov.br/sites/default/files/cirurgia-segura.pdf

Custos de Publicação
Taxa de Avaliação: no valor de R$150,00 (cento e cinquenta reais) por artigo, que será efetuada pelo autor(a) ou autores(as) do manuscrito após o comunicado de aceite da pré análise. o comprovante de pagamento da taxa deverá ser encaminhado ao e-mail: financeiro.repen@gmail.com

Ao receber o parecer com aceito do artigo, o autor deverá pagar a taxa de publicação no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), no prazo de até sete dias, após o comunicado de aceite final do artigo. O comprovante de pagamento da taxa de editoração deverá ser encaminhado ao e-mail: financeiro.repen@gmail.com

No caso de errata deverá ser pago uma taxa de R$50,00.

O não pagamento da taxa de publicação no prazo determinado implica no arquivamento do material.

Essas taxas deverão ser pagas por meio de depósito bancário identificado, na Conta Poupança da Associação Brasileira de Enfermagem – Banco Bradesco – Agencia: 0548 Conta poupança: 8543581-7 CNPJ ABEn São Paulo 33.989.468/0018.58. O depósito bancário identificado solicita um código identificador que, no caso de pessoa física, corresponde ao CPF e, no caso de pessoa jurídica, ao CNPJ da instituição pagadora.

Documentos para submissão

Endereço para Submissão: https://publicacoes.abennacional.org.br/ojs/index.php/repen/about/submissions

Na submissão do manuscrito deve ser enviada a seguinte documentação:

– Carta de Apresentação -  com informações sobre os motivos pelos quais escolheu a REPEn para a submissão do manuscrito, com indicação de 2 de possíveis pareceristas, com nome completo, afiliação (instituição), motivos por indicação dos nomes, e-mail.

– Arquivo com a Página de identificação / Folha de rosto;

– Arquivo com Documento principal;

– Comprovante de pagamento da taxa de conformidade;

- Comprovante de Aprovação do Estudo pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (se pertinente);

– Declaração de Conflito de interesse;

– Declaração de responsabilidade e publicação; Transferência de direitos autorais.

 

Após o artigo ser aprovado para publicação, enviar:

Versão revisada em português, com Resumos, Títulos e Descritores no 3 Idiomas.

Avaliação de manuscritos

A REPEn utiliza os critérios da Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics (COPE) para tomar conduta editorial em caso de plágio verificado (http://publicationethics.org/)

Todos os manuscritos serão submetidos à analise para verificar eventual plágio

A submissão do artigo à Revista Paulista de Enfermagem-REPEn deve ser exclusivamente pelo https://publicacoes.abennacional.org.br/ojs/index.php/repen/about/submissions

O artigo é analisado por pares (consultores ad hoc ) duplo-cego (sem identificação dos autores ou pareceristas)

Processo de avaliação de manuscritos

O processo de tramitação dos manuscritos tem 2 dimensões: uma administrativa e outra de editoração científica propriamente dita. Avaliação administrativa: após submissão, é avaliado o atendimento as normas da revista. Havendo alguma incongruência é devolvido ao autor para a adequação necessária. Após adequação às normas da revista, inicia-se o processo de avaliação científica para análise do manuscrito em relação a produção científica. Em caso negativo o manuscrito é recusado.

Os editores associados, por sua vez, decidem sobre duas possibilidades: avaliar o manuscrito e emitir o parecer ou designar o manuscrito para um consultor ad hoc. O membro do conselho editorial e o consultor ad hoc recebem apenas o documento principal, sem a identificação dos autores, avalia o manuscrito e emite o parecer.

O parecer com base na avaliação pode ser: 1- aceito; 2- requer revisões e 3- recusado. O parecer “requer revisões” são considerados pelos editores, os quais entram em contato com os autores para que as devidas providências sejam tomadas, no prazo determinado por estes. Havendo divergências de pareceres em qualquer instância, um novo avaliador é designado para emitir parecer.

Artigos originais

Artigos originais: são oriundos de pesquisas originais e inéditas.
Deve-se seguir a estruturação: Introdução, Método, Resultados, Discussão, Conclusão (pesquisa quantitativa) ou Considerações finais (pesquisa qualitativa), e Referências, com os subtítulos todos destacados em negrito no texto. Sua extensão limita-se a 6.500 palavras incluindo as referências e anexos. O número máximo de autores é sete. As pesquisas envolvendo seres humanos, devem atender o disposto na Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS nº 466/2012 (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html).

Revisão de literatura

Revisão de Literatura: é uma avaliação resumida e crítica da literatura, de assuntos que ainda necessitam avançar na compreensão científica do tema. Na sessão Métodos, deve-se descrever o tipo de revisão utilizada: narrativa, integrativa, sistemática, scoping review, com fluxo e estratégias do processo de busca e, categorização dos artigos relacionados na revisão. Os mesmos devem ser apresentados na sessão de Resultados, em forma de quadro, com uma síntese dos artigos encontrados. Na Discussão, deve-se fazer uma reflexão da contribuição da revisão e implicações para a prática profissional. Com no máximo de 8.000 palavras (incluindo Resumos --com no máximo 150 palavras-- e no máximo 50 Referências), com até 10 autores.

Reflexão

Reflexão: Relato sobre uma situação da prática e/ou novidade tecnológica em qualquer instância (assistência, gestão, ensino, pesquisa, extensão), que seja de interesse para os profissionais de enfermagem e que possa ser reproduzida em outros serviços e cenários. Deve conter no máximo 6.200 palavras incluindo resumos --com no máximo 150 palavras--, introdução, objetivo, método, resultados, discussão, considerações finais e 16 referências, até 5 autores.

Relato de experiência profissional

Relato de experiência profissional: Relato de Experiência, Atualização e/ ou Inovação Tecnológica – que descrevam situações da prática e/ou inovação tecnológica no âmbito do ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento, estratégias de intervenção, avaliação de eficácia, que sejam de interesse para a prática profissional. Máximo 6.000 palavras e 10 referências, incluindo os resumos --com no máximo 150 palavras--, até quatro autores.

Carta ao Editor

Carta ao Editor: máximo  700 palavras.

Relato de implementação de evidências

Relato de implementação de evidências: relato de implementação de melhores evidências científicas em serviços de saúde, segundo a metodologia do JBI. Deve seguir a seguinte estruturação: Introdução, Método, Resultados (que devem incluir os resultados das auditorias de base e de seguimento), Discussão e Conclusão. Limitado a 8.000 palavras (incluindo resumo --com no máximo 150 palavras--, tabelas, figuras e até 35 Referências).

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.