Analisando criticamente a formação de auxiliares e técnicas de enfermagem no Brasil

Autores

  • Eloísa Aparecida Pinho Fundação Escola de Enfermagem E. W.Johnson
  • Tânia Maria Coelho Leite Universidade Estadual de Campinas
  • Edilaine Daólio Universidade Estadual de Campinas
  • Eliete Maria Silva Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Educação Técnica em Enfermagem, Recursos Humanos em Saúde, Políticas Públicas

Resumo

Nos processos de globalização identificamos mudanças nos comportamentos e necessidades das populações, bem como, no mundo do trabalho. Nosso objetivo foi refletir, numa perspectiva histórica, sobre a legislação e a necessidade de formação em enfermagem no nível médio no Brasil. Trata-se de uma reflexão teórica sobre a formação de auxiliares e técnicas de enfermagem para a qual realizamos levantamento histórico das legislações pertinentes, textos científicos e discutimos a partir de nossa vivência profissional, desde o início da formação de auxiliares, regulamentada em 1949, até 2009. Concluímos que a formação em nível médio persiste na enfermagem como resposta às necessidades sociais, presentes na estrutura educacional e nos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Tânia Maria Coelho Leite, Universidade Estadual de Campinas

Colégio Técnico de Campinas.

Edilaine Daólio, Universidade Estadual de Campinas

Hospital das Clínicas.

Eliete Maria Silva, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Ciências Médicas.

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

1.
Pinho EA, Leite TMC, Daólio E, Silva EM. Analisando criticamente a formação de auxiliares e técnicas de enfermagem no Brasil. Rev Paul Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2018 [citado 18º de dezembro de 2024];29(1-2-3):117-26. Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/repen/article/view/435

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