Ensino de Enfermagem no Brasil

do Advento do Sistema Nightingale ao Cenário Científico

Autores

  • Bianca Pozza dos Santos
  • Gabriella Bastos Ferreira
  • Marilu Correa Soares
  • Sonia Maria Könzgen Meincke

DOI:

https://doi.org/10.51234/here.2014.v.5.305

Palavras-chave:

História da enfermagem, Enfermagem, Educação superior

Resumo

Este estudo é uma reflexão referente às transformações ocorridas no ensino em Enfermagem em sua fase Moderna. A assistência de Enfermagem passou da prática informal à prática científica, por meio das contribuições nightingaleanas e do surgimento das Escolas de Enfermagem Modernas. Após anos de lutas e de conquistas para se manter no cenário científico, a Enfermagem vem se consolidando por meio de cursos de graduação e de pós-graduação que possibilitam investigações ampliadas e aprofundadas na área da saúde, de modo a oferecer um cuidado qualificado. Apesar dos inúmeros avanços na profissão, os profissionais da enfermagem ainda têm muitos desafios, muitas vezes relacionados ao preconceito social que necessitam ser superados.

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Publicado

01-07-2014

Como Citar

Santos, B. P. dos, Ferreira, G. B., Soares, M. C., & Meincke, S. M. K. (2014). Ensino de Enfermagem no Brasil: do Advento do Sistema Nightingale ao Cenário Científico. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 5(2), 310–322. https://doi.org/10.51234/here.2014.v.5.305

Edição

Seção

Reflexão