Enseñanza De Enfermería En Brasil
La Llegada Del Sistema Nightingale Ao Escenario Científico
Palabras clave:
Historia de la enfermería, Enfermería, Educación superiorResumen
Este estudio es una reflexión referente a las transformaciones ocurridas en la enseñanza de Enfermería en su fase moderna. La asistencia de Enfermería pasó de la práctica informal a la práctica científica, por medio de contribuciones nightingaleanas y del surgimiento de las Escuelas Modernas de Enfermería. Después de años de luchas y conquistas para mantenerse en el escenario
científico, la Enfermería viene consolidándose por medio de cursos de graduación y de postgraduación que posibilitan investigaciones ampliadas y profundadas en el área de salud, de modo a ofrecer un cuidado calificado. A pesar de los inúmeros avances en la profesión, los profesionales de enfermería tienen muchos desafíos, muchas veces relacionados al pre-concepto social que necesitan ser superados.
Descargas
Citas
Pires DEP. A enfermagem enquanto disciplina, profissão e trabalho. Rev. Bras. Enferm. 2009; 62(5): 739-744.
Schwartz E, Lange C, Meincke SMK, Heck RM, Kantorski LP, Gallo CC. Avaliação de famílias: ferramenta de cuidado de enfermagem. Ciênc. Cuid. Saúde. 2009; 8(supl.): 117-124.
Zillmer JGV, Schwartz E, Muniz RM. O olhar da enfermagem sobre as práticas de cuidado de famílias rurais à pessoa com câncer. Rev. Esc. Enferm. USP. 2012; 46(6): 1371-1378.
Colpo JC, Camargo VC, Mattos SA. A imagem corporal da enfermeira como objeto sexual na mídia: um assédio a profissão. Cogitare Enferm. 2006; 11(1): 67-72.
Linck CL, Lopes CV, Silva TM, Brill PC, Lange C, Schwartz E et al. Contexto histórico da Enfermagem a partir de 2000. JONAH. 2012; 2(2): 446-452.
Jesus ES, Marques LR, Assis LCF, Alves TB, Freitas GF, Oguisso T. Preconceito na enfermagem: percepção de enfermeiros formados em diferentes décadas. Rev. Esc. Enferm. USP. 2010; 44(1):166-173.
Kemmer LF, Silva MJP. A visibilidade do enfermeiro segundo a percepção de profissionais de comunicação. Rev. Latinoam. Enferm. 2007; 15(2): 1-8.
Pérez MST, García MPM. Utilización de la imagen enfermera-mujer y sus repercusiones. Hist. Enferm. Rev. Eletronica. [Online]. 2011; 2(1): 16-39. Disponível em:http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/n3vol2artigo2.pdf
David HMSL, Bonetti OP, Silva MRF. A Enfermagem brasileira e a democratização da saúde: notas sobre a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Rev. Bras. Enferm. 2012: 65(1): 179-185.
Lima SBS, Leite JL, Erdmann AL, Prochnow AG, Garcia VRRL, Stipp MAC. Resgatando fragmentos da história da Enfermagem do hospital universitário de Santa Maria – RS/Brasil. Hist. Enf. Rev. Eletr. (HERE). [Online]. 2010; 1(1): 115-37. Disponível em:http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/n1vol1ano1_artigo7.pdf
Padilha MI, Nelson S, Borenstein MS. As biografias como um dos caminhos na construção da identidade do profissional da Enfermagem. Hist. Ciên. Saúde-Manguinhos. 2011; 18(1): 241-252.
Costa LMC, Santos RM, Trezza MCSF, Rozendo CA, Almeida LMWS. Produção de pesquisa histórica relativa à criação de cursos de graduação em Enfermagem: uma revisão integrativa. Hist. Enf. Rev. Eletr. (HERE). [Online].2012; 3(1): 1-16. Disponível em:http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/vol3num1artigo1.pdf
Tonini NS, Fleming SF. História da Enfermagem: evolução e pesquisa. Arq. Ciências Saúde UNIPAR. 2002; 6(3): 131-134.
Lopes LMM, Santos SMP. Florence Nightingale: Apontamentos sobre a fundadora da Enfermagem Moderna. Referência. 2010; 3(2): 181-189.
Formiga JMM, Germano RM. Por dentro da História: o ensino de Administração em Enfermagem. Rev. Bras. Enferm. 2005; 58(2).
Padilha MICS, Mancia JR. Florence Nightingale e as irmãs de caridade: revisitando a história. Rev. Bras. Enferm. 2005; 58(6): 723-726.
Costa R, Padilha MI, Amante LN, Costa E, Bock LF. O legado de Florence Nightingale: uma viagem no tempo. Texto & Contexto Enferm. 2009; 18(4): 661-669.
Haddad VCN, Santos TCF. A teoria ambientalista de Florence Nightingale no ensino da escola de Enfermagem Anna Nery (1962 - 1968). Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2011; 15(4): 755-761.
Corbellini VL, Ojeda BS, Santos BRL, Creutzberg M. Ensino de Enfermagem no Rio Grande do Sul a partir de 1950. Rev. Bras. Enferm. 2010; 63(4): 637-643.
Stutz BL. As primeiras escolas de enfermagem e o desenvolvimento desta profissão no Brasil. Cad. Hist. Educ. 2010; 9(2): 347-362.
Barreira IA, Baptista SS, Cardoso TCFS, Peres MAA. Associação brasileira de enfermeiras diplomadas no contexto da aliança Brasil - Estados Unidos: II Guerra Mundial e Pós-Guerra. Hist. Enf. Rev. Eletr. (HERE). [Online]. 2010; 1(1): 2-23. Disponível em: http://www.abennacional.org.br/centrodememoria/here/n1vol1ano1_artigo1.pdf
Silveira CA, Paiva SMA. A evolução do ensino de enfermagem no Brasil: uma revisão histórica. Cienc. Cuid. Saude. 2011; 10(1): 176-183.
Araújo AC, Sanna MC. Ciências Humanas e Sociais na formação das primeiras enfermeiras cariocas e paulistanas. Rev. Bras. Enferm. 2011; 64(6): 1106-1113.
Silva MJP, Egry EY, Ângelo M, Barbosa MAM, Sousa RMC, Castilho V et al. Produção do conhecimento em Enfermagem: da idéia da pesquisa à publicação em periódico qualificado. Rev. Esc. Enferm. USP. 2009; 43(2): 1347-1351.
Pires DEP. Transformações necessárias para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar Rev. Bras. Enferm. 2013; 66(esp.): 39-44.
Rodrigues J, Zagonel IPS, Mantovani MF. Alternativas para a prática docente no ensino superior de enfermagem. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2007; 11(02): 313-317.
Munari DB, Chaves LDP, Peduzzi M, Laus AM, Fugulin FMT, Ribeiro LCM et al. Cenário das pesquisas na pós-graduação na área de enfermagem e gerenciamento no Brasil. Rev. Esc. Enferm. USP. 2011;45(esp.): 1543-1550.
Oguisso T, Tsunechiro MA. História da Pós-Graduação na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Rev. Esc. Enferm. USP. 2005; 39(esp.): 522-534.
Scochi CGS, Munari DB. A pós-graduação em Enfermagem brasileira faz quarenta anos: avanços, desafios e necessidades de novos empreendimentos. Esc. Anna Nery Rev. Enferm. 2012; 16(2): 215-218.
Erdmann AL, Fernandes JD, Lunardi VL, Robazzi MLCC, Rodrigues RAP. O alcance da excelência por programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu com doutorado em enfermagem. Texto & Contexto Enferm. 2012; 21(1): 130-139.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Capes, 2014. [citado em: 12 abr 2014]. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServlet?acao=pesquisarAreaAvaliacao
Robazzi MLCC. O desempenho da pós-graduação stricto sensu em Enfermagem e a busca pela excelência. Rev. Latinoam. Enferm. 2010; 18(5): 1-2.
Carvalheiro JR. Janus bifronte e a pós-graduação. Ciênc. Saúde Coletiva. 2010: 15(4): 1908-1916.
Rodrigues RAP, Erdmann AL, Silva IA, Fernandes JD, Araújo TL, Vianna LAC et al. Doctoral education in nursing in Brazil. Rev. Latinoam. Enferm. 2008; 16(4): 665-771.
Silva MJ, Sousa EM, Freitas CL. Formação em enfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica. Rev. Bras. Enferm. 2011; 64(2): 315-321.
Dyniewicz AM. Análise das publicações dos enfermeiros assistenciais em periódicos nacionais. Rev. Bras. Enferm. 2010; 63(6): 1046-1051.
Erdmann AL, Andrade SR, Santos JLG, Oliveira RJT. Perfil dos egressos de gerenciamento de enfermagem dos programas da área de enfermagem da região Sul. Rev. Esc. Enferm. USP. 2011;45(esp.): 1551-1557.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).