Vivências dos egressos do programa de educação tutorial de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará

Autores

  • Polyane Correia Lima Universidade Estadual do Ceará – UECE, Centro de Ciências da Saúde – CCS, Curso de Graduação em Enfermagem https://orcid.org/0009-0000-3379-7990
  • Maria Luisa de Matos Fernandes Universidade Estadual do Ceará – UECE, Centro de Ciências da Saúde – CCS, Curso de Graduação em Enfermagem https://orcid.org/0009-0007-3790-4766
  • Emily Soares Lourenço Universidade Estadual do Ceará – UECE, Centro de Ciências da Saúde – CCS, Curso de Graduação em Enfermagem https://orcid.org/0009-0006-3202-7445
  • Fernando Fagner da Silva Rodrigues Universidade Estadual do Ceará – UECE, Centro de Ciências da Saúde – CCS, Curso de Graduação em Enfermagem https://orcid.org/0009-0004-1268-5016
  • José Lima de Sousa Júnior Universidade Estadual do Ceará – UECE, Centro de Ciências da Saúde – CCS, Curso de Graduação em Enfermagem https://orcid.org/0000-0003-1944-2725
  • Saiwori de Jesus Silva Bezerra dos Anjos Universidade Estadual do Ceará – UECE, Centro de Ciências da Saúde – CCS, Curso de Graduação em Enfermagem https://orcid.org/0000-0001-7559-8471

DOI:

https://doi.org/10.51234/here.2025.v16.490

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino, História da Enfermagem, Acontecimentos que Mudam a Vida

Resumo

Objetivo: Analisar as falas dos egressos do Programa de Educação Tutorial, explorando suas vivências, percepções e contribuições. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa e que utilizou a análise de conteúdo de Bardin para elucidar as falas. Resultados: As entrevistas realizadas evidenciaram a relevância do programa na formação acadêmica e pessoal dos egressos e tutores, bem como no desenvolvimento de competências como liderança, trabalho em equipe, criatividade e inovação. Os depoimentos destacam o fortalecimento de vínculos interpessoais e o impacto positivo do programa na trajetória profissional dos envolvidos. Além disso, possibilitou experiências significativas dentro do tripé ensino-pesquisa-extensão, contribuindo para a construção de uma formação crítica e humanizada. Considerações Finais: Os resultados revelaram a análise das vivências e ofereceram uma nova visão sobre a evolução histórica do programa, reforçando a importância de estratégias que fortaleçam o grupo no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Pinto GF, Rodrigues FL, Lima TP, Scherer NP, Saldanha DG, Silva TR, et al. O impacto do programa de educação tutorial no desempenho acadêmico dos seus integrantes. Braz J Dev. 2021;7(5):46016-27. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29473.

2. Galdinho Júnior H, Vieira JS, Souza MR, Borges CJ, Medeiros M. Programa de educação tutorial na formação de enfermeiros: reflexões de egressos. Rev Eletr Enferm. 2021;23:62257. https://doi.org/10.5216/ree.v23.62257.

3. Costa LS, Baquim CA. O papel do programa de educação tutorial para o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal de seus integrantes. Rev Eletr Program Educ Tutor. 2022;4(4):233-50. https://doi.org/10.55028/repet-tl.v4i4.15825.

4. Guerra ALR, Stroparo TR, Costa M, Castro Júnior FP, Lacerda Júnior OS, Brasil MM, Camba M. Pesquisa qualitativa e seus fundamentos na investigação científica. Rev Gestão Secr. 2024;15(7):e4019. https://doi.org/10.7769/gesec.v15i7.4019.

5. Paiva AB, Oliveira GS, Hiilesheim MCP. Análise de conteúdo: uma técnica de pesquisa qualitativa. Rev Prisma.2021 [citado 25 maio 2023];2(1):16-33. Disponível em: https://revistaprisma.emnuvens.com.br/prisma/article/view/40.

6. Comparato LFL. Da criação ao roteiro. 5a ed. São Paulo: Summus, 2018.

7. Lopes TF, Carvalho LS, Silva AVC, Silva HG, Marinho, DMF, Carvalho REFL. Programa de tutoria acadêmica: relato de experiência de alunos de graduação do curso de enfermagem. Ext Foco. 2021;(22):150-8. https://doi.org/10.5380/ef.v0i22.73459.

8. Silva MTDF, Mendes CCS, Nascimento JMB, Rebouças BDS, Sousa GPCL, Matias FAO, et al. Contribuição da tutoria na formação acadêmica de graduandos em enfermagem. Res Soc Dev. 2022;11(3):e26684. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26684.

9. Silva AVC, Nascimento JMB, Vieira LML, Lopes TF, Carvalho REFL, organizadores. 25 Anos de PET enfermagem: uma trajetória de pesquisa, conhecimento e promoção de saúde. Fortaleza: EdUECE; 2019. Disponível em: https://www.uece.br/eduece/wp-content/uploads/sites/88/2013/07/PET-ENFERMAGEM-UECE_2019.pdf.

10. Castro E, Oliveira UTV. A entrevista semi estruturada na pesquisa qualitativa-interpretativa: um guia de análise processual. Entretextos. 2022;22(3):25–45. https://doi.org/10.5433/1519-5392.2022v22n3p25-45.

11. Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

12. Sousa JR, Santos SCM. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e fazer. Pesqui Debate Educ. 10(2):1696-416. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559.

13. Feitosa RA, Dias AMI. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: contribuições do programa de educação tutorial (PET) para a formação de graduandos em Biologia. Educ Form. 2019;4(12):169–90. https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.819.

14. Nalom DMF, Ghezzi JFSA, Higa EFR, Peres CRFB, Marin MJS. Ensino em saúde: aprendizagem a partir da prática profissional. Cien Saude Colet. 2019;24(5):1699–706. https://doi.org/10.1590/1413-81232018245.04412019.

15. Silva MLGR. Análise da inserção profissional dos egressos de programas de educação tutorial (PET). Rev ft. 2024;28:e138. https://doi.org/10.69849/revistaft/pa10202409130017.

16. Palheta AMS, Cecagno D, Marques VA, Biana CB, Braga LR, Cecagno S, et al. Formação do enfermeiro por meio de metodologias ativas de ensino e aprendizado: influências no exercício profissional. Interface. 2020;24:e190368. https://doi.org/10.1590/Interface.190368.

17. Lopes TF, Silva BV, Carvalho LS, Vaz SS, Pereira JM, Carvalho REFL. Atuação profissional dos egressos do programa de educação tutorial de um curso de enfermagem. Rev Enferm Contemp. 2020;9(2):211-7. https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.v9i2.2913.

18. Pantoja JP, Cavalcante TCB, Nascimento TM, Nunes EFC, Santos MESMA. Interprofissionalidade: da teoria à prática proporcionada pelo PET-Saúde. Res Soc Dev. 2022;11(7):e11711727500. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.27500.

19. Laird NM. Statistical analysis of longitudinal studies. Int Stat Rev. 2022;90(S1):S2-S16. https://doi.org/10.1111/insr.12523.

Publicado

13-10-2025

Como Citar

Correia Lima, P., Fernandes, M. L. de M., Lourenço, E. S., Rodrigues, F. F. da S., Sousa Júnior, J. L. de, & Anjos, S. de J. S. B. dos. (2025). Vivências dos egressos do programa de educação tutorial de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. História Da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE), 16, e007. https://doi.org/10.51234/here.2025.v16.490