Vivências dos egressos do programa de educação tutorial de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.51234/here.2025.v16.490Palavras-chave:
Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino, História da Enfermagem, Acontecimentos que Mudam a VidaResumo
Objetivo: Analisar as falas dos egressos do Programa de Educação Tutorial, explorando suas vivências, percepções e contribuições. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa e que utilizou a análise de conteúdo de Bardin para elucidar as falas. Resultados: As entrevistas realizadas evidenciaram a relevância do programa na formação acadêmica e pessoal dos egressos e tutores, bem como no desenvolvimento de competências como liderança, trabalho em equipe, criatividade e inovação. Os depoimentos destacam o fortalecimento de vínculos interpessoais e o impacto positivo do programa na trajetória profissional dos envolvidos. Além disso, possibilitou experiências significativas dentro do tripé ensino-pesquisa-extensão, contribuindo para a construção de uma formação crítica e humanizada. Considerações Finais: Os resultados revelaram a análise das vivências e ofereceram uma nova visão sobre a evolução histórica do programa, reforçando a importância de estratégias que fortaleçam o grupo no futuro.
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