Impactos da Pandemia da Covid-19 na Formação de Estudantes Concluintes de um Curso de Enfermagem

Autores

  • Livia Cozer Montenegro

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Competência profissional, Covid-19, Enfermagem, Educação superior

Resumo

Objetivo: compreender os impactos da pandemia da Covid-19 no processo de formação de estudantes concluintes de um curso de enfermagem.  Métodos: trata-se de um estudo de caso exploratório, descritivo e qualitativo cujos dados foram coletados com grupos focais realizados com estudantes concluintes do curso de enfermagem, de uma universidade pública, no ano de 2021. Resultados:  os dados gerados nos grupos focais possibilitaram a construção de três Discursos do Sujeito Coletivo sobre: impactos da pandemia da Covid-19 no processo de formação dos enfermeiros; reflexos da pandemia na vida dos estudantes e desenvolvimento de competências na formação dos enfermeiros. Considerações Finais: entre outras considerações ficou evidente que os impactos na formação não foram restritos apenas ao período da pandemia, revelando pontos importantes que devem ser considerados nos processos de revisão dos projetos pedagógicos dos cursos de enfermagem em nossa escola e país.

Referências

Peres AM, Takahashi RT, Leite MMJ. O ensino de enfermagem e as diretrizes curriculares nacionais: utopia x realidade Ito EE. Rev Esc Enferm USP 2006; 40(4):570-5. doi: https://doi.org/10.1590/S0080-62342006000400017

Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES N. 3, de 07 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em enfermagem [Internet]. Diário Oficial da União. Brasília, 09 nov. 2001. Seção 1, p. 37 [cited 2021 Nov 9]. Available from: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf.pdf

Cotta RMM, Costa GD. Instrumento de evaluación y autoevaluación de la cartera reflexiva: una construcción teórico-conceptual. Interface (Botucatu). 2016; 20(56):171-83. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622014.1303

Capellari C, Kaiser DE, Diehl TVA, Muniz GC, Mancia JR. Formação de enfermeiros durante a pandemia de COVID-19 no extremo sul do Brasil: estudo transversal. Esc Anna Nery 2022;26(spe):e20210447. doi: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0447pt

Minayo MCS. Ética das Pesquisas Qualitativa segundo suas características. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v.9, n.22, p. 521-539, dez. 2021;52. doi: https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.22.506

Minayo MC de S, Costa AP. Fundamentos Teóricos das Técnicas de Investigação Qualitativa. Rev Lusófona Educ[Internet]. 2018[cited 2021 Jul 20];139–53. Available from: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439

Souza VR, Marziale MH, Silva GT, Nascimento PL. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paul Enferm. 2021;34:eAPE02631. doi: 10.37689/acta-ape/2021AO02631

Universidade Federal de Minas Gerais. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais [Internet]. 2017 [cited 2021 Jul 20]. Available from: Available from: http://www.enf.ufmg.br/index.php/curriculo/197-projeto-pedagogico-do-curso-de-graduacao-em-enfermagem/file

Universidade Federal de Minas Gerais. Portaria nº 1819, de 18 de março de 2020. UFMG Resolve Suspender, temporariamente e por tempo indeterminado, as aulas presenciais dos cursos [Internet]. Belo Horizonte: UFMG. 2020 [cited 2021 Jul 25];. Available from: https://ufmg.br/storage/9/d/5/b/9d5bff9213dc34c2ed1763bb4c4143ea_15845832990431_378828222.pdf

Santos RCS, Silva ACT, Jesus MP. O grupo focal como técnica de coletas de dados na pesquisa em educação: aspectos éticos e epistemológicos [Internet]. In: Encontro Internacional de Formação de Professores, 9., 2016. Anais... Aracaju, 2016 [cited 2021 Jul 25]. Available from: https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/2395

Lefevre F & Lefevre AM. Depoimentos e discursos: uma proposta de análise em pesquisa social. Brasília: Liber Livros Editora. 2005

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466/2012 trata de pesquisas e testes em seres humanos [Internet]. Brasília: CNS, 2012. [cited 2021 Set 20]. Available from: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/062012

Brasil. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS nº 510/2016 determina diretrizes éticas específicas para as ciências humanas e sociais [Internet]. Brasília: CNS, 2016 [cited 2021 Set 20]. Available from: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Portela MC, Reis LGC, Lima SML. Covid-19: desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde. Rio de Janeiro: Observatório Covid-19 Fiocruz, Editora Fiocruz, 2022, 472 p. Informação para ação na Covid-19 series. doi: https://doi.org/10.7476/9786557081587

Pires LC, Colomé JS, Ferreira CLL, Siqueira DF, Soccol KLS. Atuação de estudante de enfermagem na campanha de vacinação de covid-19: relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 2022; 15(2). doi:https://doi.org/10.25248/reas.e9804.2022

Samartini RS, Guareschi APDF, Buchhorn SMM. Educação em saúde durante a pandemia COVID-19: relato de experiência. São Paulo: RevRecien. 2022; 12(37):125-132. doi: https://doi.org/10.24276/rrecien2022.12.37.125-132

Silva MCA, Silva JFG, Athie GR, Campos EL, Perez APS. Panorama da percepção dos acadêmicos frente a ensino-aprendizagem no contexto da pandemia. Itinerarius Reflectionis. 2021; 17(3): 08-17. doi: https://doi.org/10.5216/rir.v17i3.70358

Benito GAV, Tristão KM, Paula ACSF, Santos MA, Ataide LJ, Lima RCD. Desenvolvimento de competências gerais durante o estágio supervisionado. Brasília: Rev Bras Enferm. 2012; 65(1):172-8. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000100025

Osti A, Júnior JAFP, Almeida LS. O Comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da Covid-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. Rev. Prânksis. Set. 2021; 18(3): 275-292. doi: https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2676

Lasheras I, Garcia-Garcia P, Lipnicki DM, Bueno-Notivol J, López-Antón R, Cámara C, et al. Prevalence of Anxiety in Medical Students during the COVID-19 Pandemic: A Rapid Systematic Review with Meta-Analysis. Int. J. Environ Res. Public Health. Set. 2020; 17(18). doi: 10.3390/ijerph17186603

Antunez AEA, Colagrossi ALR, Colombo ER, Zolty F, Silva NHLP. Rodas de conversa na universidade pública durante a pandemia covid-19: educação e saúde mental. São Paulo: Constr. psicopedag. Jul./Dez. 2021; 30(31): 6-18. doi: https://doi.org/10.37388/CP2021/v30n31a01

Santos I, Castro CB. Características pessoais e profissionais de enfermeiros com funções administrativas atuantes em um hospital universitário. São Paulo: Rev Esc Enferm USP. Mar. 2010; 44(1): 154-160. doi: https://doi.org/10.1590/S0080-62342010000100022

Perbone JG, Carvalho EC. Sentimentos do estudante de enfermagem em seu primeiro contato com pacientes. Brasília: Rev. bras. enferm. 2011; 64(2): 343-347. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-71672011000200019

Lima TO, Tavares CM. As competências socioemocionais na formação do enfermeiro: Um estudo sociopoético. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental. Out. 2020. doi: https://doi.org/10.19131/rpesm.0250

Lira ALBC, Adamy EK, Teixeira E, Silva FV. Educação em enfermagem: desafios e perspectivas em tempos da pandemia COVID-19. Brasília: Rev. Bras. Enferm. 2020; 73 (suppl 2). doi: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0683

Downloads

Publicado

13-01-2023

Como Citar

1.
Montenegro LC. Impactos da Pandemia da Covid-19 na Formação de Estudantes Concluintes de um Curso de Enfermagem. Rev Paul Enferm [Internet]. 13º de janeiro de 2023 [citado 16º de setembro de 2024];33(1). Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/repen/article/view/131

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.