A dramatização como estratégia facilitadora no processo ensino aprendizagem dos estudantes de enfermagem

Autores

  • Lucia Tobase Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Palavras-chave:

Educação em Enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Desempenho de Papéis, Psicodrama, Simulação

Resumo

A necessidade de fundamentar as práticas educativas para uma ação transformadora impulsiona o educador na busca de métodos de ensino inovadores e assim sendo, a dramatização favorece a aprendizagem do estudante de forma ativa e participativa. Objetivos: Levantar os estudos sobre a utilização da dramatização e verificar os resultados na aprendizagem do estudante de Enfermagem. Metodologia: Revisão sistemática da literatura, norteada pela questão: “Quais os resultados da aplicação da dramatização na aprendizagem do estudante de Enfermagem?”. Resultados: 64 estudos incluídos, 100% indicaram resultados positivos com a utilização da dramatização, 77% evidenciaram melhora na aquisição de conhecimento teórico, 66% na associação entre teoria e prática, 45% no pensamento crítico e 30% no relacionamento interpessoal. Em 13% estudos a dramatização foi associada com dificuldades do aluno no estabelecimento de prioridades e embaraço pelo medo de exposição no grupo. Conclusão: A dramatização contribuiu na construção das competências profissionais estimulando a aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades técnicas e comunicacionais, a criatividade, o pensamento crítico e o relacionamento interpessoal.

Biografia do Autor

Lucia Tobase, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Núcleo de Educação em Urgências.

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

1.
Tobase L. A dramatização como estratégia facilitadora no processo ensino aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Rev Paul Enferm [Internet]. 3º de outubro de 2018 [citado 18º de dezembro de 2024];29(1-2-3):77-99. Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/repen/article/view/434

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