Inserção profissional de Egressos da Licenciatura

avaliação quantitativa

Autores

  • Taís Aline de Souza Araújo Universidade de São Paulo
  • Priscila Patrício Reis
  • Caroline de Castro
  • Larissa Bertacchini de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Kelli Borges dos Santos Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fábio da Costa Carbogim Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vilanice Alves de Araújo Püschel Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2019v30a2

Palavras-chave:

Licenciatura em enfermagem, Pesquisa em Educação de Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivos: Caracterizar os egressos da Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e sua inserção no mercado de trabalho e conhecer as perspectivas sobre o curso. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza descritiva e quantitativa. Resultados: Participaram da pesquisa 66 egressos do curso de Licenciatura, no período de 2002 a 2017. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico. Houve predominância do sexo feminino, solteiros, sem filhos, e de renda entre 7 a 10 salários mínimos. A maioria concluiu a licenciatura em 4 a 5 anos (69,7%). Parte dos egressos teve inserção profissional na Licenciatura (38%) e sete (10,6%) afirmaram exercer docência como atividade principal. Conclusão: Na fala dos participantes, percebeu-se algumas fragilidades em relação ao estágio curricular, bem como falta de articulação entre as disciplinas. A autonomia gerada durante o curso de licenciatura é citada como um fortalecedor da profissão. Foi possível observar que a docência é a segunda atividade mais exercida pelos egressos, contudo o curso é considerado fundamental para o crescimento pessoal e profissional.

Biografia do Autor

Taís Aline de Souza Araújo, Universidade de São Paulo

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem da USP.

Priscila Patrício Reis

Enfermeira, Especialista em Neonatologia.

Caroline de Castro

Enfermeira, Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase na Estratégia Saúde da Família.

Larissa Bertacchini de Oliveira, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Escola de Enfermagem da USP, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
na Saúde do Adulto.

Kelli Borges dos Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Professora Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Fábio da Costa Carbogim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeiro, Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Vilanice Alves de Araújo Püschel, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Professora Titular da Escola de Enfermagem da USP.

Referências

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Perrenoud P. Dez novas competências para ensinar. São Paulo: Editora Artmed; 2000. 96p.

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Publicado

10-10-2019

Como Citar

1.
Araújo TA de S, Reis PP, Castro C de, Oliveira LB de, Santos KB dos, Carbogim F da C, et al. Inserção profissional de Egressos da Licenciatura: avaliação quantitativa. Rev Paul Enferm [Internet]. 10º de outubro de 2019 [citado 18º de outubro de 2024];30:1-12. Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/repen/article/view/428

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