Florence Nightingale como tema no ensino de história da enfermagem
Palavras-chave:
Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino de Enfermagem, Guerras, BiografiaResumo
Florence Nightingale é uma personalidade ímpar na história das mulheres. Seu destaque está na contribuição que deu ao mundo ao construir bases profissionais para a enfermagem bem como para a bioestatística. Objetivos: elencar o conteúdo programático ministrado sobre a biografia de Florence Nightingale em Cursos de Graduação em Enfermagem e discutir sua importância para a formação da identidade profissional. Método: Estudo documental que usou como fontes o Plano de Aula sobre a personagem Florence Nightingale ministrado por professores de sete Instituições de Ensino Superior. A análise e discussão foram feitas à luz de autores que versam sobre o ensino de história e pelo referencial de identidade social e identidade profissional de Claude Dubar. Resultados: a biografia de Nightingale é tratada em todos os programas dos cursos estudados, com destaque para seus feitos na guerra da Criméia e as consequências para a profissionalização da enfermagem, também se evidencia a transdisciplinaridade a partir deste tema. Considerações finais: a biografia mostra o legado de Nightingale enquanto precursora da enfermagem moderna e permite evidenciar a relação da identidade profissional e identidade social da enfermagem.
Downloads
Referências
Organización Mundial de la Salud. Año Internacional del Personal de Enfermería y de Partería. [cited 2020 Aug 08]; Available from: https://www.who.int/es/campaigns/year-of-the-nurse-and-the-midwife-2020
World Health Organization. State of the world's nursing 2020: investing in education, jobs and leadership.
Geneva: World Health Organization; [Interent] 2020 [cited 2020 Jul 28]. Available from: https://www.who.int/publications/i/item/9789240003279
Lopes LMM, Santos SMP. Florence Nightingale – Apontamentos sobre a fundadora da Enfermagem Moderna Florence Nightingale. Revista de Enfermagem Referência [Internet] 2010 Dec [cited 2020 Jul 02]; III (2):181-189. Available from: em http://www.scielo.mec.pt/pdf/ref/vserIIIn2/serIIIn2a19.pdf
MacQueen JS. Florence Nightingale's Nursing Practice. Nurs Hist Rev. [Internet] 2007 [cited 2020 Jul 05]; 15: 29-49. Available from: doi:10.1891/1062-8061.15.29
Attewell A. Profiles of famous educators - Florence Nightingale. In: PROSPECTS. Quartely review of comparative education. The evaluation of education systems: the view at the end of the 1990s. [Interent] 1998 [cited 2020 Jul 06]; 28(1): 153-166. Available from: http://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/resources/prospects-105_eng.pdf
Neves VR. Resenha: Nelson S; Rafferty AM. Notes on Nightingale: the influence and legacy of a nursing icon. New York; Cornell University Press: 2010. Hist enferm rev eletrônica [Internet] 2011 [cited 2020 Jul 07]; 2(2):176-178. Available from: http://www.here.abennacional.org.br/here/vol2num2resenha.pdf
Graça L. Evolução do sistema hospitalar: uma perspectiva sociológica. Lisboa: Grupo de Disciplina de Sociologia da Saúde. Grupo de Disciplina de Psicossociologia do Trabalho e das Organizações de Saúde. Grupo de Disciplinas de Ciências Sociais em Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública. Universidade Nova de Lisboa; (Textos, T1239 a T1242). [Internet] 1996 [cited 2020 Jun 29]. Available from: https://www.ensp.unl.pt/luis.graca/textos92.html
Graça L, Henriques AI. Florence Nigthingale e Ethel Fenwick: da ocupação à profissão de enfermagem. [Internet] 2000 [cited 2020 Jun 29]. Available from: https://www.ensp.unl.pt/luis.graca/textos63.html
Brasil, Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 573 de 31 de janeiro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em enfermagem. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/48743098/do1-2018-11-06-resolucao-n-573-de-31-de
Bardin L. Análise do conteúdo. São Paulo: 70, 2011. 240 p.
Dubar C. Trajetórias sociais e formas identitárias: alguns esclarecimentos conceituais e metodológicos. Educação & Sociedade {Internet] 1998 [cited 2020 Jul 07]; 19(62):13-30. Available from: https://doi.org/10.1590/S0101-73301998000100002.
Dubar C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes; 2005.
Oliveira CT, Santos AS, Dias ACG. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional [Internet] 2016 [cited 2020 Jun 30];17(1):43-53. Available from: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902016000100006&lng=pt&tlng=pt.
Padilha MICS, Borenstein MS. História da Enfermagem: Ensino, pesquisa e interdisciplinaridade. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem [Internet] 2006 [cited 2020 Jul 07]; 10(3):532-538. Available from: https://doi.org/10.1590/S1414-81452006000300024.
Machado CJ, Silveira RMCF. Interfaces entre cinema, ciência e ensino: uma revisão sistemática de literatura. Pro-Posições [Internet] 2020 Apr [cited 2020 Jul 07]; 31:e20170190. Available from: https://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0190
Agra G, Formiga NS, Oliveira PS, Costa MML, Fernandes MGM, Nóbrega MML. Analysis of the concept of Meaningful Learning in light of the Ausubel’s Theory. Rev Bras Enferm [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 28];72(1):248-55. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0691
Peres, MAA; Souza, ABSF; Silva, DM; Aperibense, PGGS; Duarte, SCM; TCF, Santos. Museu como estratégia de difusão do conhecimento em história da enfermagem. Hist enferm rev eletrônica [Internet] 2019 [cited 2020 Jul 28]; 10(2):10-22. Available from: http://here.abennacional.org.br/here/v10/n2/a1.pdf
Padilha MICS. O ensino de história da enfermagem nos cursos de graduação de Santa Catarina. Trab. educ. saúde [Internet]. 2006 [cited 2020 Jul 08]; 4(2):325-336. Available from: https://www.scielo.br/pdf/tes/v4n2/06.pdf
Padilha MI, Nelson S, Borenstein MS. As biografias como um dos caminhos na construção da identidade do profissional da enfermagem. História, Ciências, Saúde – Manguinhos [Internet] 2011 [cited 2020 Jul 07]; 18(1):241-252. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-59702011000500013
Costa R, Padilha MI, Amante LN, Costa E, Bock LF. O legado de Florence Nightingale: uma viagem no tempo. Texto contexto – enferm. [Internet]. 2009 Dec [cited 2020 Jul 08]; 18(4): 661-669. Available from: https://doi.org/10.1590/S0104-07072009000400007.
Zytkuewisz GV, Padilha MI, Carlos DJD, Maia ARCR, Villarinho MV, Moreira AR. Pesquisa Histórica em Saúde no Brasil: Grupos, Pesquisadores e Publicações. Hist enferm Rev eletronica [Internet]. 2015 [cited 2020 Jul 28]; 6(2):204-220. Available from: http://here.abennacional.org.br/here/Grupos_historia_HERE_2015.pdf
Dias LP, Dias MP. Florence Nightingale e a História da Enfermagem. Hist enferm Rev eletrônica [Internet]. 2019 [cited 2020 Jul 28]; 10(2):47-63. Available from: http://here.abennacional.org.br/here/v10/n2/a4.pdf
Frello AT, Carraro TE. Contribuições de Florence Nightingale: uma revisão integrativa da literatura. Esc. Anna Nery [Internet]. 2013 Aug [cited 2020 Jul 07];17(3):573-579. Available from: https://doi.org/10.1590/S1414-81452013000300024.
Prado EV, Stein AV, Perreira R. A compreensão da história da Enfermagem a partir dos métodos ativos de ensino/aprendizagem da Faculdade AGES. Revista de Educação Popular [Internet] 2013 [cited 2020 Jul 28]; 11(2):83-94. Available from: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/20300
Souza JB, Colliselli L, Madureira VSF. A Utilização do Lúdico como Estratégia de Inovação no Ensino da Enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. [Internet] 2017 [cited 2020 Jul 28];7:e1227. Available from: Doi: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1227
Figueiredo MAG, Peres MAA. Identidad de la enfermera: una reflexión desde la perspectiva de Dubar. Rev. Enf. Ref. [Internet]. 2019 Mar [cited 2020 Jun 19]; serIV(20):149-154. Available from: http://dx.doi.org/10.12707/RIV18079
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 História da Enfermagem: Revista Eletrônica (HERE)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Propriedade intelectual
Todo o conteúdo da HERE, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR).