Empoderamento de Adolescentes em Contexto de Vulnerabilidades a partir das Intervenções Educativas em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2023v33a12Palavras-chave:
Empoderamento para a Saúde, Educação em Saúde, Adolescente, Vulnerabilidade SocialResumo
Objetivo: identificar quais os tipos e meios de aferição do empoderamento de adolescentes em contexto de vulnerabilidades que participaram de intervenções educativas em saúde. Métodos: Revisão integrativa realizada nas fontes informacionais: Web of Science, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Pubmed, Science Direct, ADOLEC e Scopus, a qual observou que a maioria dos estudos analisados demonstrou o empoderamento em um enfoque psicológico/individual. Resultados: Para que seja possível visibilizar a potencialidade dos adolescentes, trabalhar a subjetividade que alimenta o ideal de luta em um contexto de desigualdades sociais, o empoderamento coletivo e de classe social precisam ser mais explorados nas intervenções educativas em saúde. Considerações finais: Observa-se uma carência de instrumentos específicos para aferir este construto, diante de sua complexidade, e legitimidade como requisito para a construção de conhecimentos comprometidos com as potencialidades de transformação da realidade, promoção da saúde individual, e coletiva.
Descritores: Empoderamento para a Saúde; Educação em Saúde; Adolescente; Vulnerabilidade Social.
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