Fortalecimento das habilidades pedagógicas e técnicas de formadores em Saúde em Moçambique

relato de experiência

Autores

  • Antônio Fernandes Costa Lima Universidade de São Paulo
  • Cláudia Prado Universidade de São Paulo
  • Vera Lúcia Mira Universidade de São Paulo
  • Denise Maria de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.33159/25959484.repen.2020v32a

Palavras-chave:

Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Educação em Enfermagem, Educação Técnica em Enfermagem, Tutoria, Solidariedade

Resumo

Objetiva-se relatar a experiência da realização de uma oficina para o fortalecimento das habilidades pedagógicas e técnicas de formadores em saúde na República de Moçambique. A oficina foi estruturada em três dimensões complementares e interdependentes: planejamento, implementação e avaliação do estágio, que tiveram como eixos transversais os temas processo decisório e solução de problemas; estilos de liderança; prática interprofissional colaborativa, gerenciamento de conflitos, bioética e deliberação ética. Contou com a participação de representantes do Ministério da Saúde de Moçambique, licenciadas em enfermagem de saúde materna, licenciadas em enfermagem geral e enfermeiros gerais, provenientes das províncias de Inhambane, Zambézia e Nampula. Durante a consecução das atividades de formação, por intermédio de exposição dialogada, jogo educativo, dinâmicas em duplas e em grupos, visando incrementar a integração dos conteúdos e adequá-los a realidade dos formadores, foram resgatadas àsvivências e experiências prévias dos participantes na tutoria de estudantes de enfermagem.

Biografia do Autor

Antônio Fernandes Costa Lima, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associado do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Cláudia Prado, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada aposentada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Vera Lúcia Mira, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada aposentada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Denise Maria de Almeida, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Ciências. Educadora aposentada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Referências

Kishimoto TM, Ito LS. Formação pedagógica em Moçambique: a voz dos participantes. Educ. Pesqui. 2018 [acesso em 15 ago 2020]; 44: e178295. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178295 DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844178295

Fernandes MFP, Almeida DM. Supervisão de estágio em campo de prática. In: Prado C. Práticas Pedagógicas em Enfermagem: processo de reconstrução permanente. São Paulo: Difusão Editora, 2013: p. 155-164.

Silva Rocha IAR. Carvalho ALRF. Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagem. Rev. Rene.2013.[Internet]. [acesso em 15 ago 2020];14(2):428-37. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/index.php/rene/article/

view/3405/2641.

Freidlander R. Como Supervisionar um Estágio de Enfermagem. São Paulo: Green Forest, 2005.103p.

Marquis BL, Huston C. Tomada de decisão, solução de problemas, raciocínio crítico e raciocínio clínico: requisitos para uma liderança e administração de sucesso. In: Marquis BL, Huston C. Administração e Liderança em Enfermagem - teoria e prática. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2015: p.2-31.

Organização Mundial da Saúde. Rede de Profissões de Saúde - Enfermagem & Obstetrícia do Departamento de Recursos Humanos para a Saúde. Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. 2010. [Internet]. [acesso em 15 ago 2020]. Disponível em: file:///C:/Users/stiee/Downloads/marco_para_acao.pdf%20.pdf

Ciampone MHT, Kurcgant P. Gerenciamento de conflitos e negociação. In: Kurcgant P (coordenadora). Gerenciamento em enfermagem. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016: p. 48-58.

Marquis BL, Huston C. As ideias do século XXI sobre liderança e administração. In: Marquis BL, Huston C. Administração e Liderança em Enfermagem - teoria e prática. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2015: p.53-68.

Massarollo MCK; Fernandes MFP, Santos MJ. Ética e Gerenciamento em Enfermagem. In: Kurcgant P (coordenadora). Gerenciamento em enfermagem. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016: p.13-20.

Conexão Lusófona. Maputo acolhe IX edição do Festival Marrabenta. [Internet]. [acesso em 15 ago 2020]. Disponível em: https://www.conexaolusofona.org/maputo-acolhe-ix-edicao-do-festival-marrabenta/

Downloads

Publicado

10-10-2021

Como Citar

1.
Lima AFC, Prado C, Mira VL, Almeida DM de. Fortalecimento das habilidades pedagógicas e técnicas de formadores em Saúde em Moçambique: relato de experiência. Rev Paul Enferm [Internet]. 10º de outubro de 2021 [citado 18º de outubro de 2024];32:1-7. Disponível em: https://periodicos.abennacional.org.br/repen/article/view/408

Edição

Seção

Relato de experiência profissional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.